• 26 de abril de 2024 00:35

Web Notícias Alegrete

Empresa de Mídia / Notícias

Diarreia aguda: Santiago tem mais de 150 casos suspeitos

out 18, 2021
O Estado do Rio Grande do Sul está enfrentando um surto de Doença Diarreica Aguda (DDA), conforme alerta epidemiológico divulgado há poucos dias pela Secretaria Estadual da Saúde. Os casos começaram no final de agosto.
Jornal Dois Irmãos
Conforme o Secretário de Saúde, Eldrio Machado, até semana passada havia se confirmado 27 casos em Santiago. Os atendimentos nas unidades de saúde e no Grupo Hospitalar Santiago, apontam, porém, mais de 150 casos suspeitos.
Sintomas
RBS Notícias | RS alerta sobre surto de doença diarreica aguda em 25  municípios Assista online | Globoplay
A maioria dos casos é causado pelo Norovírus e o principal sintoma é a ida constante ao banheiro, porém a pessoa contaminada pode ter também dor abdominal, náusea, vômito e febre. Em caso de sintomas desse tipo, é recomendado repouso e aumento na ingestão de líquidos para evitar a desidratação, principalmente em crianças e idosos. Havendo sintomas graves, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima.
Transmissão de Norovirus
Recomendações à população
– Consumir água de fontes seguras (potável) tratadas, que tenham processo de desinfecção por cloro ou outra tecnologia. Caso seja desconhecida a fonte, em situações de emergência, recomenda-se fervê-la antes do consumo e antes do preparo de alimentos por, no mínimo, 5 minutos.
Qual a melhor marca de água mineral em 2018? - DeUmZoom
RS alerta sobre surto de doença diarreica aguda em 25 municípios | Rio  Grande do Sul | G1
– A higienização das superfícies, equipamentos e utensílios utilizados no preparo e consumo de alimentos deve ser realizada com água tratada e/ou fervida.
– O gelo para consumo ou conservação de alimentos deve ser oriundo de água potável e/ou fervida.
– Higienizar as mãos de forma adequada, lavando-as com água e sabão, principalmente após a utilização de banheiro, troca de fraldas, antes de preparar e manipular alimentos e antes das refeições.
Dive/SC alerta para o aumento no número de casos de doenças diarreicas  agudas no verão | Imagem da Ilha | Florianópolis
– Afastar as pessoas doentes das atividades de manipulação de alimentos e reforçar a higiene pessoal mesmo após o desaparecimento dos sintomas.
Inscrições abertas para curso de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos –  Epagri
– Realizar a limpeza da caixa d’água uma vez ao ano ou sempre que necessário.
Limpar caixa da água pode evitar doenças - Desentupidora em Canoas DepClean  24h
– Ambientes de creches e escolas demandam uma maior atenção, visto que são locais mais comuns para esses tipos de surtos.
Higiene – Wikipédia, a enciclopédia livre
Facebook Comments Box