• 26 de abril de 2024 03:55

Web Notícias Alegrete

Empresa de Mídia / Notícias

Beber chimarrão não afeta saúde durante onda de calor no RS, diz especialista; veja dicas

jan 14, 2022

A onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul desde terça-feira (11) faz com que muitas pessoas alterem a rotina de alimentação e de consumo de bebidas. Os produtos gelados são os favoritos, mas o tradicional – e quente – chimarrão segue entre os mais aproveitados no estado.

A professora Sônia Alscher, do curso de Nutrição da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, afirma que o corpo humano não é prejudicado pelo consumo da bebida quente em dias de altas temperaturas.

Pode continuar tomando o chimarrão numa boa. Existem mecanismos que neutralizam a temperatura da água assim que ela entra no corpo“, diz.
Segundo Pedro Schwengber, diretor da Escola do Chimarrão, o fato de a bebida ser servida quente evita o choque térmico.

Chimarrão ou água gelada? Especialista comenta consumo de bebidas durante onda de calor no RS — Foto: Alex Rocha/PMPA
Chimarrão ou água gelada? Especialista comenta consumo de bebidas durante onda de calor no RS — Foto: Alex Rocha/PMPA

 

Em um dia de 40ºC, tomar uma bebida gelada dá o contraste. Se tomar o chimarrão em 70°C, mata mais a sede”, opina.

 

O especialista, no entanto, comenta que o tereré, a infusão da erva-mate em água fria, vem ganhando adeptos no Rio Grande do Sul. A bebida é mais popular em estados que fazem fronteira com o Paraguai, como o Mato Grosso.

“É pouco o consumo aqui [no RS]. Porém, está avançando muito, principalmente entre os jovens”, comenta Pedro Schwengber.

 

Temperaturas se aproximaram de 40°C no Rio Grande do Sul — Foto: Reprodução/RBS TV
Temperaturas se aproximaram de 40°C no Rio Grande do Sul — Foto: Reprodução/RBS TV

 

 

Sorvetes e picolés

As vendas de sorvetes e picolés devem aumentar em torno de 20% nos próximos dias, projeta o vice-presidente da Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel), Marcelo Melatti. Empresário do setor, o representante da entidade afirma que, nestes dias de maior calor, os consumidores preferem os produtos à base de água aos fabricados com leite.

“Nestes dias de calor beirando os 40ºC, aumenta o consumo de produtos à base de água. Picolés de frutas, paletas de frutas, o próprio açaí, que é muito energético. Eles são mais refrescantes que um produto à base de leite”, aponta.

 

A nutricionista Sônia Alscher desmente as histórias de que o consumo de produtos gelados no calor pode causar problemas sérios de saúde.

 

Se isso fosse verdade, todo mundo já teria morrido. O organismo trata de equilibrar normalmente“, responde.

 

Sorvete é opção nos dias de maior calor — Foto: Alex Rocha/PMPA
Sorvete é opção nos dias de maior calor — Foto: Alex Rocha/PMPA

 

O horário de movimento nas sorveterias também muda, explica o dirigente da Agagel. Os clientes estão deixando para frequentar os estabelecimentos no final da tarde e no início da noite.

Tem uma migração de horário. Normalmente, o forte do movimento em uma sorveteria é na parte da tarde. Nestes dias muito quentes, a gente nota que o movimento fica um pouco mais tarde“, diz Melatti.

 

Alimentos

A professora Sônia Alscher recomenda a ingestão de água e de alimentos refrescantes durante a temporada. Uma das dicas da nutricionista é apostar em frutas e saladas coloridas, com propriedades diferentes e saudáveis.

Outro cuidado é com a conservação dos alimentos, seja nos feitos em casa ou naqueles comprados na rua ou na beira da praia.

 

Os alimentos bons são aqueles que têm teor de líquido maior, como frutas e água. Eu aconselho mais comer a fruta do que tomar o suco. Por exemplo, a melancia, o pêssego, o melão, a ameixa. São ótimos na hidratação, têm minerais e fibras“, explica.

 

Por Gustavo Chagas, g1 RS

Facebook Comments Box