• 26 de abril de 2024 10:27

Web Notícias Alegrete

Empresa de Mídia / Notícias

CPERS realizará Assembleia Geral nesta sexta-feira

mar 30, 2022

Nesta sexta-feira (1º), às 13h30, o CPERS realiza Assembleia Geral para definir os próximos passos na luta da categoria. A iniciativa ocorre em frente ao Colégio Júlio de Castilhos, o Julinho, símbolo de resistência histórica em defesa da educação pública, em Porto Alegre.

Conforme nota do sindicato, a data, conhecida como o Dia da Mentira, foi escolhida propositalmente. “O sindicato concederá à Eduardo Leite (PSDB) o título de maior mentiroso da história do RS, principalmente, quanto a farsa do reajuste de 32% para toda a categoria”, destaca a nota.

O CPERS afirma que apenas 14% dos educadores(as) receberam mais de 30%, sendo que a maioria, 86%, ficou de fora. “Pior: mais de 45 mil aposentados(as) receberam apenas 5,53%. Além disso, o governo retirou 26,47% dos adicionais por tempo de serviço que esses professores(as) já contavam em seus contracheques. Ou seja, pagaram o reajuste do próprio bolso”.

Ainda, o sindicato refere os mais de 24 mil funcionários(as) de escola, além dos aposentados(as) sem paridade, que não tiveram qualquer mudança no contracheque.

As consequências da reforma do Ensino Médio também estarão na pauta da Assembleia. Serão apresentados os dados da #CaravanaDaVerdade que esteve em 430 escolas, de 160 municípios, para verificar a situação das instituições. Precariedade, sucateamento e falta de educadores(as) seguem sendo a realidade.

O Sindicato reforça que mesmo com a renúncia de Eduardo Leite ao governo do Estado, seguirá pressionando e exigindo o justo: reajuste linear para toda a categoria.

Reportagem: Jornalista Laís Alende Prates
Contato: (55) 991726378
E-mail: laisalende@hotmail.com

Facebook Comments Box