• 30 de abril de 2024 13:22

Web Notícias Alegrete

Empresa de Mídia / Notícias

Tota Temp promove dia de campo em parceria com Instituto Federal Farroupilha

dez 1, 2022

 No dia 29 de novembro de 2022, os acadêmicos do 4º e 6º semestre do curso bacharelado em Zootecnia, do IFFar – Campus Alegrete, acompanhados pelos professores Bruno Conti Franco e Renata Porto Alegre Garcia, participaram do Dia de Campo provido pelo agricultor Henry Temp, mais conhecido como Tota.

       O evento teve como objetivo apresentar ensinamentos práticos aos estudantes, acerca de todo o processo que envolve a produção de feno, incluindo etapas como demonstração de corte, revolvimento e enleiramento da forragem, enfardamento e plastificação de pré-secado.

        Além disso, abordou-se assuntos como controle de pragas, insumos, maquinário utilizado e estratégias de venda, questões essenciais para a efetivação do trabalho desempenhado. Na ocasião, as temáticas pertinentes foram ministradas pelo agricultor Tota, que abordou as etapas de produção de feno, e pelo agrônomo Heuri Temp, responsável técnico por acompanhar o plantio, que explanou sobre o desenvolvimento das plantas cultivadas, a correção e adubação do solo, química e organicamente, e o controle de pragas.

 

Após a abordagem teórica da maneira de como as atividades são desempenhadas, Tota pôs o maquinário em funcionamento, a fim de possibilitar que os estudantes analisassem as etapas discutidas na prática, apresentando desde o corte de Tifton 85 e de Aveia, até o seu processo de secagem e enfardamento.

       Após a finalização da apresentação, a professora Renata expôs considerações sobre a experiência: “A visita técnica proporcionou complementar os conteúdos já desenvolvidos na teoria sobre conservação de forragem na disciplina de forragicultura II.

       A oportunidade de acompanhar na prática todas as etapas do processo de fenação foi excelente. A experiência do produtor Tota e o entusiasmo com a atividade motivaram os estudantes. Foi uma tarde acolhedora, além de todo o conhecimento proporcionado a visita técnica indiretamente proporcionou a extensão rural.

 

       A equipe do Tota mostrou como receber bem e abordou sobre vários aspectos importantes como adubação, etapas da fenação, qualidade do feno, maquinário entre outros! Foi tudo perfeito!” Por fim, o agricultor Henry Temp também prestou seu depoimento sobre o Dia de Campo: “Foi muito bom receber os alunos de Zootecnia em uma tarde onde podemos conversar sobre manejo de pastagens e técnicas de fenação.

 

A atenção deles nas nossas conversas e quando foi colocado o máquina em funcionamento foi gratificante. Foi uma tarde com uma mistura de sentimentos, de dever cumprido e de reconhecimento profissional. É satisfatório ver que contribuímos com a formação profissional desses jovens.”

 

Facebook Comments Box