Vereador Fábio Bocão relata a falta de respeito com um prédio histórico de Alegrete que pode sediar algo para a comunidade

 Estação Ferroviária de Alegrete sendo construída por volta de 1930

Total falta de respeito com a historia do povo de Alegrete.
Na tarde de sexta feira 12/03 o vereador Fábio Bocão  foi  conferir como está  a nossa Estação Férrea que é com certeza um patrimônio devido a arquitetura do prédio.
Em situação de total abandono e sendo utilizados por moradores de rua e para jovens se drogarem, até fogo eles colocam no interior do prédio na parte de trás do prédio.
    Não tem outra palavra para descrever o estado em que se encontra.
O vereador ressaltou que precisa  urgentemente de soluções efetivas para recuperar aquele prédio histórico.
        Vereador Bocão ainda sugeriu que seria bem mais útil, se fosse usado, inclusive, como casa de passagem para pessoas que chegam a nossa cidade, para acompanhar pacientes na Santa Casa, ou por algum motivo, não tenham como pagar uma hospedagem.
Qualquer destinação de interesse da comunidade, seria melhor que a situação que hoje ele se encontra, é um pedaço da nossa história que esta sendo destruída diante de nossos olhos.
 Este prédio já abrigou a secretária das Campereada internacional do Alegrete, do EFIPAN em época de jogos, sediou também os organizadores dos Jogos da Solidariedade onde Roger Gonçalves tinha ali uma secretaria que funcionava e ainda utilizava algumas peças para depositar alimentos e fazer a divisão para famílias carentes cadastradas .
   Pelo Cededica já funcionou uma oficina que tinha  como  objetivo de levar cursos e oficinas a crianças e adolescentes em vulnerabilidade ou que cumpriam medidas sócio- educativas  em Alegrete.
Neste prédio já funcionou a casa do Papai Noel onde trouxe vida por vários dias milhares de adultos e crianças visitaram Papai Noel e assistiram a shows no largo da viação.
Pode ser uma imagem de 5 pessoas, incluindo Preta Pretinha, Eider Penna e Magda Abreu e pessoas sorrindo
Enfim este prédio ainda pode ser muito útil a comunidade é só fazer uma parceria com alguma iniciativa privada, pois é a história do Alegrete que esta sendo apagada.
 Alegrete tem que cuidar de seus prédios histórico tomamos como exemplo a estação de Santiago, olha só se tivéssemos um prédio assim bem na frente da rodoviária , será que não seria mais um ponto turístico? Perguntou o Vereador Fabio Bocão.
Alguma coisa tem que ser feita é um absurdo ver um patrimônio estar desabando e ninguém fazer nada, temos poder para isso é só nos somar.
Estação Ferroviária Santiago a noite 
rodoviaria.porto_.alegre.cidade.santiago1.jpg
Estação ao dia
Gallery big b244acbd6b84eb169d293f77142558a7
O Vereador disse que sabe que já saiu em vários meios de comunicação este abandono, mas não podemos deixar de lutar, é um prédio lindo e que conta a história de muitos alegretenses, quem não tem uma história nos tempos do trem húngaro?  Vamos lutar, vamos tentar fazer algo por este prédio e contamos com a população e quem quiser se somar neste sonho.
(Vereador Fábio Bocão)
Fotos do estado do Prédio frente e a área de trás
     
     
Facebook Comments Box

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *