• 1 de maio de 2024 20:07

Web Notícias Alegrete

Empresa de Mídia / Notícias

UPA de Alegrete se nega de atender criança argentina por não possuir cartão do SUS

nov 6, 2023
Imagem meramente ilustrativa 

Um fato que gerou revolta nos alegretenses, aconteceu neste domingo onde um cão mordeu uma menina de nacionalidade Argentina , e um morador da cidade  que presenciou acudiu os estrangeiros e acompanhou  a menina junto com os familiares  até a Unidade de Pronto Atendimento de Alegrete, diga se de passagem que nesta parte de pronto não teve nada na tarde deste domingo.

A menina foi apresentada com a mordida do cão, e para a surpresa do alegretense eles disseram que sem o cartão SUS, não poderiam atender a menina, relatando que teriam que se encaminha para a outra entrada situada na Gen. Sampaio e que seria atendimento pago.

Ao ir até uma farmácia para ver uma curativo e limpeza do local a farmacêutica disse que sim eles teriam que atender sim ela, e lá retornaram eles novamente até a UPA , e o que relataram foi de que seguiram passando outros pacientes na frente sem chamar a menina que sentia dor, o alegretense se disse indignado, ao presenciar tal fato de desinteresse de atender tudo por falta de um cartão do SUS .

A pergunta que fica é se ao fazerem o tal juramento em que relatam em alto e bom tom que prometem “COLOCAR A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR” não foi o que pareceu aos olhos dos visitantes.

Os familiares da menina irão nesta segunda feira até a prefeitura municipal de Alegrete para falar com o executivo o por que de tal fato ter acontecido com eles.

Acidentes tem acontecido na nossa BR 290 com outros argentinos  e nem por isso nunca ouvimos falar das vítimas terem que apresentar o cartão primeiro para depois serem atendidos.

A família ao se deparar com a unidade móvel da Saúde mental, foram muito bem atendidos pela unidade que não deveria prestar o socorro a eles , mas mesmo assim o fez e eles agradeceram pelos excelentes profissionais que não se absteram de atender e fazer o primeiro atendimento, já que são técnicos em enfermagem fizeram todo o atendimento .

Fica a pergunta será que o cartão SUS é um documento que pode decidir até mesmo em casos mais graves ser um fator de ser atendido ou não? 

Este episódio de não atender foi explicado em vídeo pelo face Repórter de Alegrete em sua rede social e com áudio do alegretense que explicou o que aconteceu com nossos visitantes.

Lamentamos o fato ocorrido e esperamos que sim seja esclarecido e que não venha a se repetir novamente, pois em casos assim poderia sim ser mais grave pois se for um cão de rua, não deve ter as vacinas, deixando assim possibilidades de acontecer algo mais grave como a própria raiva e outras doenças transmitidas pelos cães de rua.

Relembrando que o SUS é universal.

OQUE DIZ A MEDICINA SOBRE TAL FATO

 

É necessário ir ao pronto-socorro

” Não é uma boa ideia tratar mordidas caninas em casa, justamente por poderem infeccionar e principalmente se o cachorro é desconhecido ou de rua, pois se o cão não é regularmente vacinado a pessoa mordida vai precisar tomar uma vacina antirraiva.

Recomenda-se que a pessoa mordida seja atendida e acompanhada até que o ferimento sare completamente, isso porque no caso de uma infecção se instalar na ferida pode se tornar algo muito sério, como uma infeção no osso em casos de mordidas com dilaceração e esmagamento.” 

 

Fui mordido por um cachorro, o que fazer? - Principais cuidados após uma mordida de cachorro de rua

 

 

 

 

Facebook Comments Box