Uma jovem Engenheira Eletricista que vale por duas, acende uma luz na economia de Alegrete

A Jovem Engenheira Eletricista, Nathalie Lunardi, filha de Alegrete, diretora do Setor de Iluminação Pública da Prefeitura Municipal, teve seu projeto técnico aprovado para substituição de lâmpadas e em alguns lugares luminárias para tecnologia em LED.

A Engenheira ainda é responsável pela inovação de várias paisagens da cidade , apostando em uma mudança que favorecerá, tanto a cidade como seus moradores.   As demandas chegam uma a uma e ela muitas vezes “in loco”  participa e fiscaliza cada trabalho executado, sempre a frente de uma turma que respira iluminação praticamente 24 horas do dia, ela não perde o sorriso sempre confiante que a luz há de brilhar seja onde for e ela tem orgulho de dizer que tem a melhor equipe de iluminação.

Confira como vai ser o projeto e o que ele vai representar na economia de energia elétrica em Alegrete .

Os LEDs na iluminação pública oferecem uma maior qualidade e conforto visual, possibilitando maior segurança, por iluminarem com altos índices de reprodução de cor – IRC, ou seja, uma iluminação mais completa, além de ser uma alternativa econômica pois, a manutenção é praticamente nula.

A economia também é verificada diretamente na fatura de energia, pois substitui-se potências de 70W (Vapor de Sódio – VS) por potências de 40W (LED) e, potências de 150W–VS por 60W-LED, ou ainda 100W-LED, com maior eficiência e melhor luminosidade. Investir em IP com tecnologia LED é ter economia, sustentabilidade e segurança.

Reflexos na economia de energia

O município pretende adquirir luminárias de tecnologia LED de potências de 40W, 60W e 100W, fornecimento e instalação, com a finalidade de substituir no mínimo 80% do sistema atual de iluminação pública com lâmpadas vapor de sódio por um sistema de iluminação LED, proporcionando a todos os munícipes qualidade e conforto luminoso, além de buscarmos economia de energia com a referida tecnologia. Abaixo os dados, da iluminação pública, atualizados como forma de justificativa para propor um cenário técnico e econômico pois, a primeira fase de implementação e certificação da qualidade da luminosidade já foi obtida, conforme fotos comprobatórias dos locais que já receberam a referida tecnologia.

A imagem pode conter: céu, atividades ao ar livre e natureza

O cenário projetado, onde estima-se a economia de 65% (sessenta e cinco) de energia, será possível com a aquisição das luminárias em tecnologia LED de acordo com as potências abaixo relacionadas (tabela – Situação Proposta), já incluídos os custos de instalação.

A economia de 65% (sessenta e cinco) de energia na substituição do sistema atual por tecnologia LED justifica o investimento pois, o impacto é direto na fatura, diminuindo assim a despesa mensal com energia elétrica e, assegurada a garantia por 60 meses das luminárias LED (exigência do edital para licitação), teremos retorno do investimento e, ainda permaneceremos com um produto de qualidade no sistema.

O prefeito Márcio Amaral destacou a importância do projeto, à medida que vai proporcionar à população uma maior sensação de segurança, além de algo muito significativo que será a economia em gasto de energia para o município.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, árvore, atividades ao ar livre e natureza

O Setor de Iluminação Pública (IP), da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Alegrete instalou em praças, parques, ponte e, em algumas avenidas luminárias em tecnologia LED, substituindo o modelo atual de luminárias em vapor de sódio. Foram adquiridas luminárias em tecnologia LED e, instaladas a fim de comprovar sua eficiência energética e conforto luminoso, realmente possibilitam uma iluminação ampla, com um fluxo luminoso expressivo.

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Nathalie Lunardi, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Alegrete  é a primeira cidade  da Fronteira Oeste e região a investir em novas tecnologias na Iluminação Pública, desde 2017 e, o está fazendo de forma responsável pois, exigiu que os fabricantes e fornecedores das luminárias LED, vencedores do pleito, fornecessem garantia de no mínimo cinco anos para seus produtos.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Para que toda a população seja beneficiada, necessitamos de um valor expressivo, devido a isso justificamos o pedido do financiamento, para que o alcance seja abrangente a todos munícipes. Existem benefícios não mensuráveis, principalmente no que tange a sensação de segurança para a população, pela melhoria da iluminação nas vias, praças e parques. Além de comprovadamente economizar recursos por meio da diminuição das faturas de energia elétrica, podendo utilizar estes recursos na ampliação do sistema, beneficiando locais ainda desprovidos de iluminação pública.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

É o primeiro financiamento que a administração consegue efetuar. Foram tentados diversos financiamentos mas, não conseguíam   recursos. Agora com esse projeto da iluminação foi diferente, conseguiram emplacar um financiamento, captando recursos para executar o Projeto Ilumina Alegrete – Iluminação Pública em tecnologia LED.

A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Nathalie Lunardi, pessoas sorrindo, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre

Nathalie sempre a frente de uma secretaria atendendo as demandas de uma população em um dos quesito que mais causa preocupação que é a iluminação urbana, desde o início da gestão da saudosa Cleni ela respondeu com eficácia todas as suas demandas dentro do que poderia fazer em pról da população.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e natureza

 

 

Facebook Comments Box

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *