Alegrete: Um grave acidente envolveu uma moto, um Fiat Tipo e um ônibus da empresa RODAM que estava parado no sinal

Na tarde desta quarta feira (06) , um grave acidente que poderia ter causado uma tragédia aconteceu no cruzamento das ruas Bento Manoel com a rua Brigadeiro Olivério.

Um automóvel Fiat Tipo de cor preta vinha sentido bairro centro pela Bento Manoel e a moto trafegava no sentido da Rua Brigadeiro Olivério, quando o Fiat Tipo segundo o condutor relatou que passou no amarelo para evitar o vermelho, e a moto cruzou logo em seguida quando o sinal estava trocando para o verde, o que ocasionou o choche do automóvel e a moto, o motorista ainda tirou do motoqueiro mas bateu e perdeu o controle batendo de frente com o ônibus da empresa RODAM que aguardava parado a abertura do sinal .

O motociclista teve várias escoriações no seu braço e suspeita de fratura no mesmo e muita dor na perna.

O motorista do ônibus desceu e acionou a SAMU  e alguns pedestres acionaram os Bombeiros , mas a SAMU chegou rápido para o atendimento.

Uma enfermeira que passava pelo local atendeu o motociclista acalmando-o pois estava com muita dor.

Com era um horário de pico, e muitos saiam do trabalho o cruzamento ficou congestionado, foi quando um pedestre tomou a decisão de agir e controlar do seu jeito o trânsito, e olha que o sr. levou jeito no controle do trânsito confira ai nas fotos :

A Guarda Municipal que chegou logo após a SAMU para controlar o trânsito.

O condutor da moto foi encaminhado a UPA pela ambulância do SAMU, atenderam a ocorrência SAMU, Guarda Municipal e Brigada Militar.

O motorista do ônibus e o condutor do veículo Fiat Tipo não tiveram ferimentos, somente danos materiais.

Em tempo :  A sinaleira deste cruzamento é de 4 tempos e elas não estão sincronizada com o mesmo tempo de troca de uma para outra.

O que fazer ao avistar o sinal amarelo? - Portal do Trânsito

Uma que não tem o tempo suficiente para passar até 5 carros é a do sentido quem vem da Brigadeiro Olivério para entrar na Bento Manoel ou acessar a Assis Brasil no mínimo até 8 segundos até fechar novamente .

Isso pode ser um dos fatores, onde os condutores aceleram mais para não ter que esperar todo o ciclo de troca novamente e muitas vezes passando no amarelo ocasionando acidentes como este.

O que fazer ao avistar o sinal amarelo?

Muitas pessoas aproveitam aquela mudança de semáforo do verde para o amarelo e aceleram o veículo para não precisar parar no sinal vermelho. Mas essa conduta é correta?

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o sinal amarelo indica atenção, mostrando a iminência da parada obrigatória. Isto quer dizer que ao avistar o semáforo mudando para o amarelo, o condutor deve diminuir a velocidade e parar o veículo. “O procedimento correto é avisar o condutor do veículo de trás sobre a intenção de parar, sinalizando com gestos e com leves pisadas no freio”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Instituto Prevenir.

De acordo com o advogado, especialista em trânsito, Marcelo Araújo, em seu post no Blog do Trânsito,quando se fala em segurança, a reação mais prudente é tomar o amarelo como indicativo de que se deve parar e não apurar. Esse indicativo é reforçado pelo Anexo II do Código, quando trata da sinalização semafórica, que diz que a função do amarelo é indicar atenção, devendo o condutor parar o veículo, salvo se isto resultar em situação de perigo para os veículos que vêm atrás. “Não há qualquer dúvida de que a infração só ocorre, segundo o Art. 208 do CTB, quando o veículo avança o sinal VERMELHO do semáforo ou de parada obrigatória”.

A luz amarela do semáforo existe para evitar as freadas bruscas e diminuir as chances de colisão traseira. “É preciso analisar vários aspectos na hora de parar, para não colocar em risco a sua integridade física ou a de terceiros. O tempo que o sinal permanece no amarelo, a velocidade, o tamanho do cruzamento, o horário, para então decidir com segurança. Porém, as recomendações são: sinalizar, diminuir a velocidade e então parar. Dessa forma é possível evitar uma infração de trânsito, e principalmente, um grave acidente”, conclui Mariano.

Web Noticias Alegrete.com.br / Fotos exclusivas

 

 

 

Facebook Comments Box

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *