Na última terça-feira (8), a Prefeitura de Alegrete assinou o primeiro contrato licitado do transporte coletivo na história da cidade. A empresa vencedora da licitação é a Expresso Fronteira D’Oeste, que vai efetuar todas as linhas e itinerários do perímetro urbano e núcleo urbano do Passo Novo.
A Expresso Fronteira D’Oeste está atuando no município desde setembro de 2020. O contrato de concessão é válido por 10 anos.
A notícia, tão aguardada pela comunidade alegretense, no entanto, não parece ter atendido as expectativas dos usuários do transporte coletivo urbano. Isso porque, desde que começou a operacionalizar as linhas e itinerários em Alegrete, os ônibus da Expresso Fronteira D’Oeste têm sido alvo de constantes reclamações.
Frequentemente, os alegretenses têm usado as redes sociais e espaços coletivos para se manifestar sobre o descontentamento com o serviço ofertado pela empresa. A maior parte das reclamações se refere aos constantes atrasos de algumas linhas do transporte, prejudicando os usuários que utilizam para ir trabalhar ou para se deslocar para compromissos. Além disso são vários relatos de veículos que necessitam manutenção e que não estão sendo utilizados, bem como outros relatos de veículos que quando estão em funcionamento apresentam problemas causando inconvenientes aos passageiros
Os usuários que esperavam uma expressiva mudança no que diz respeito à qualidade dos serviços, estão cada vez mais decepcionados e solicitando providências do poder público sobre o assunto.
Audiência pública
Diante das diversas reclamações sobre os serviços prestados pela empresa de transporte, a Câmara de Vereadores realizará, na próxima quarta-feira (16) às 19h, uma audiência pública sobre o transporte público em Alegrete. A ocasião é um importante espaço em que os usuários do transporte público poderão se manifestar acerca do descontentamento com o serviço prestado, assim como, ouvirão as explicações da Expresso Fronteira D’Oeste.
O presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social (CIDBES) da Câmara Municipal, vereador Itamar Rodriguez está pedindo que a comunidade se faça presente e utilize o espaço para se expressar suas experiências com o transporte coletivo.
Ele afirma que a atual situação causa preocupação, pois nesta semana ocorreu a assinatura do contrato entre o Executivo Municipal e a empresa vencedora da licitação para a prestação de serviços por 10 anos “e nós queremos saber como vai ser a qualidade desse serviço”, destaca o vereador que enfatiza também, a importância da participação da população.