Jéssica Bueno explica sobre benefícios do tomate e qual a melhor forma de consumo; aprenda também receitas deliciosas preparadas com o alimento
Por Rafaela Gozzer, Receitas
Em saladas, molhos ou até mesmo no lanche, o tomate está sempre presente na mesa dos brasileiros. Mas, seu sucesso vai além do sabor. Rico em Licopeno e vitaminas, o tomate é um grande aliado da sua saúde, ajudando na prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares, na proteção da pele, na saúde dos olhos, no fortalecimento dos ossos e do sistema imunológico.
O Receitas conversou com a nutricionista Jéssica Bueno, que explicou sobre os benefícios e curiosidades desse alimento versátil, delicioso e nutritivo.
É fruto ou legume?
Apesar de ser mais comum em saladas e molhos, o tomate é classificado pela botânica como fruto. Nomenclatura dada por carregar as sementes para uma nova planta brotar. Apesar de ainda pouco popular em relação a outros sabores de frutas, o suco de tomate pode ser uma boa opção para consumir o alimento.
Benefícios para a saúde
Responsável por conferir a cor vermelha ao fruto e poderoso antioxidante, o licopeno presente no tomate é um aliado poderoso para o seu organismo, atuando na proteção da pele e na prevenção de diversos tipos de câncer. A fruta também é fonte de vitaminas e minerais.
“O tomate é rico em licopeno, vitaminas A, B, C, K e minerais, como magnésio, potássio, cálcio, fósforo e ferro. Sendo o licopeno o mais predominante e de maior destaque nutricional”, explica Jéssica.
“Ele é benéfico para a pele, minimizando efeitos danosos da radiação ultravioleta, protegendo contra queimaduras solares. O licopeno também está associado a menor incidência de alguns tipos de câncer, como próstata, pulmão e estômago. Isso porque ele inibe a proliferação e o crescimento de células anormais ou tumorais”, completa a nutricionista.
O tomate tem inúmeros benefícios para a saúde — Foto: Reprodução da internet
Se o licopeno já atua nos cuidados da pele, as vitaminas A e C presentes no fruto também são grandes aliadas, evitando o envelhecimento precoce e ajudando o corpo a fortalecer o sistema imunológico.
“A vitamina A é importante para a saúde dos olhos, enquanto a vitamina C também ajuda na absorção do ferro e na formação do colágeno, proporcionando mais resistência a ossos, dentes, tendões e vasos sanguíneos. Isso torna o tomate um forte aliado no combate à doenças cardiovasculares.”
Melhor forma de consumo
O tomate pode ser servido de diversas formas — Foto: Reprodução da internet
Para melhor absorção do licopeno do tomate, a nutricionista recomenda aquecer o alimento, pois a temperatura alta ativa o antioxidante para a forma mais biodisponível, ou seja, a que o organismo tem maior facilidade de aproveitar os benefícios.
“Enquanto o licopeno do tomate cru apresenta uma biodisponibilidade em torno de 13%, o licopeno encontrado no tomate cozido é 70% biodisponível. O molho de tomate caseiro apresenta 21,8 mg de licopeno em 100 gramas de tomates, em contrapartida, em 100g de tomate cru encontramos apenas 2,7 mg de licopeno.”
Com poucas calorias e propriedades diuréticas, além de muita água e vitaminas, o tomate é muito usado em dietas. Jessica explica ainda que a melhor forma de combinar o alimento é com gorduras saudáveis como azeite de oliva, abacate e linhaça.
A escolha do tomate perfeito
Aprenda como escolher tomate — Foto: Reprodução da internet
A escolha do tomate na hora da compra, é claro, varia muito de acordo com o preparo que você deseja, mas o ideal é que eles estejam firmes, sem furinhos e com a pele mais lisa, garantindo um tomate fresco.
E falando em saúde, a nutricionista explica o que é fundamental na hora da escolha: “Quanto mais vermelho o tomate estiver, maior será o teor de licopeno naquele fruto, sendo assim, deve-se priorizar os mais maduros para obter maiores benefícios nutricionais”.
Confira alguns tipos de tomate:
Tomate carmem: mais popular no país, o tomate carmem apresenta mais água que os demais. Esse fator o torna bom para ser usado como ingrediente para saladas.
Tomate italiano: com menos sementes, esse tipo de tomate é o mais recomendado para fazer molho. Apresenta formato mais alongado que os demais, facilitando o reconhecimento. Mas atenção ao comprar, pois sua duração é mais curta que os demais.
Tomate Débora: apesar de conter mais sementes que o italiano, o tomate Débora serve tanto para molhos quanto para saladas.
Tomate holandês: vendido em raminhos, o tomate holandês é bem adocicado, se tornando excelente para salada.
Tomate cereja: versão mini, o tomate cereja é bem adocidado e pode ser usado tanto em saladas como em petiscos e espetinhos.
Tomate sweet grape: Esse tomatinho ganhou esse nome por conta de seu formato que parece uma uva e sua doçura. Mais carnudo, lembra bastante o tomate italiano e fica perfeito em pratos frios.
Tomate caqui: pouco adocicado, o tomate caqui costuma ser grande e fica perfeito para fazer o famoso vinagrete para acompanhar o churrasco.