Temporal provoca destelhamentos e queda de árvores em quatro cidades da região central

Foto: Renato Oliveira

Ventos atingiram 86 km/h durante o período da chuva e cerca de 15 mil residências ficaram sem energia elétrica em Santa Maria



SANTA MARIA 

 A chuva forte com rajadas de vento e granizo que atingiu as cidades de Santa Maria, São Pedro do Sul, Nova Palma e Itaara no final da tarde deste sábado causou estragos. Destelhamento, queda de árvores, de poste e até mesmo falta de energia foram as consequências da passagem do temporal. 

De acordo com o plantão da antiga base aérea, as rajadas de vento chegaram a 86 km/h. Em Santa Maria, duas árvores caíram sobre residências. Na rua Dona Luiza, moradores de uma foram obrigados a deixá-la. Já em Arroio Passo das Tropas, às margens da BR 292, a água começou a transbordar e quase invadiu o pátio de duas moradias localizadas na Vila Ipiranga.  

Cerca de 15 mil clientes da RGE na região Central ficaram sem energia elétrica no momento do temporal. No início da manhã deste domingo, cerca de 12 mil residências ainda estavam sem luz.

Em São Pedro do Sul, três residências ficaram destelhadas, um poste tombou e houve falta de energia elétrica. Já em Nova Palma, segundo os Bombeiros Voluntários, árvores caíram na ERS 149. No município, três residências também perderam o telhado na Vila Medianeira. Itaara registrou dano no telhado de uma casa que fica na avenida Guilherme Kurtz. E uma árvore tombou na BR 158 e teve de ser retiradada por populares. 



SANTA CRUZ DO SUL

Temporal com fortes ventos e granizo deixa estragos pela região de Santa Cruz do Sul | Rádio Studio 87.7 FM | Studio TV

O temporal que chegou no fim da manhã deste sábado, 16, em Santa Cruz, causou transtornos à população. Há relatos de destelhamentos no Loteamento Beckenkamp, Linha Santa Cruz, Bairro Várzea e Santa Vitória. Também há registro de falta de luz no Bairro Progresso.

No Centro de Santa Cruz, a chuva e o vento chegaram por volta do meio-dia. A temperatura máxima registrada pela estação de meteorologia da Gazeta Grupo de Comunicações chegou aos 33,1 graus. Com o início da instabilidade, houve queda de 10 graus em poucos minutos. A maior rajada de vento no Centro chegou aos 50 quilômetros por hora. Já a chuva acumulada até o início da noite deste sábado era de 16,5 milímetros.

Segundo a Defesa Civil no município, até as 14h30, há confirmação de 12 casas destelhadas no Loteamento Beckenkamp, três no Bairro Santa Vitória e uma no Centro. Uma equipe do órgão apoia os moradores para a colocação de lonas nas residências atingidas. Durante a semana também devem ser disponibilizadas telhas.

O coordenador da Defesa Civil, Anderson Matos Teixeira, relata que quedas de árvores foram informadas em vários bairros da cidade. Quem precisar de ajuda da Defesa Civil pode entrar em contato pelo telefone 199 ou pelo 156, da Guarda Municipal.

Rede de alta tensão foi danificada no Santa Vitória

O Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul prestou atendimentos relacionados ao temporal nos bairros Santa Vitória, Faxinal Menino Deus e Bonfim. Todos os casos atendidos pela corporação eram relacionados a quedas de árvores sobre residências ou rede elétrica.

A situação mais grave se deu no Santa Vitória, na BR-471, onde a rede de alta tensão foi atingida. O local foi isolado pelos bombeiros até a chegada de uma equipe da RGE.

RGE informa que trabalha na restituição da energia

Moradores de Santa Cruz relataram que estão sem energia elétrica desde o temporal. Contatada pela reportagem, a RGE confirmou que houve danos na rede de distribuição, com interrupção do fornecimento na região, mas em ponto isolados. “As ocorrências estão em atendimento para restabelecer o fornecimento a esses clientes”, diz a concessionária, em nota.

A distribuidora de energia ainda pede que as pessoas tomem cuidado com a eletricidade. “A empresa alerta que ninguém tente religar a energia por conta própria e não toque em nenhum equipamento elétrico, evitando acidentes que podem ser graves e até fatais.”

É possível informar a RGE sobre falta de energia por SMS, enviando o código de cliente para o número 27350. Outros contatos com a empresa podem ser feitas pelo site, pelo WhatsApp (51) 3539-6791 ou pelo 0800 970 0900.

 

Facebook Comments Box

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *