SURIGAE é um ciclone monstro e diferente de qualquer outro

Postado por  | 18/04/2021

Jamais uma tempestade tão intensa, com vento de quase 400 km/h, foi observada tão cedo no ano no planeta

Surigae é o ciclone tropical mais intenso da história nesta época do ano | NRL

O super tufão Surigae seguiu se intensificando  de forma explosiva nas últimas horas e se transformou em uma das tempestades mais fortes do mundo na história.

O supertufão Surigae, conhecido localmente como Bising nas Filipinas, margeia partes das Filipinas com chuvas torrenciais, ventos fortes, ondas violentas e inundações costeiras no início desta semana, mas não deve tocar terra. 

Surigae se converteu no tufão mais forte do mês de abril desde o início da era dos satélites. Ocorre que tem mais. A tempestade é bestial em intensidade. 

Surigae continuou seu aprofundamento explosivo na manhã deste domingo. Atingiu uma pressão central mínima estimada entre 888 mb (milibares), de acordo com o Joint Typhoon Warning Center (JTWC), e 895 mb, segundo a Agência Meteorológica Japonesa.

A pressão extremamente baixa combinada com os ventos extremos do supertufão colocam a tempestade não apenas no topo dos recordes de tufões de abril, mas também perto do topo dos recordes para qualquer época do ano. 

É absolutamente raro uma tempestade tão intensa tão cedo no ano. Somente 19 ciclones tropicais na história atingiram vento sustentado de 165 nós (305 km/h): 1 em junho, 2 em agosto, 7 em setembro, 4 em outubro, 3 em novembro e 2 em dezembro. Antes de Surigae, nenhum em abril e maio.

Para se ter ideia da força, a única comparação em intensidade de Surigae no Atlântico é com o furacão Wilma da temporada de 2005, que teve pressão mínima central de 882 mb.

Imagem

E tem mais. O vento sustentado é de 165 nós (305 km/h), mas as rajadas no ciclone chegam a absurdos 200 nós (370 km/h). 

“É como se fosse um tornado F5, o mais devastador, de gigantescas proporções e de enorme duração. Não sobra nada”, descreveu um meteorologista norte-americano

 

 

Facebook Comments Box

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *