Sindicato de Santa Maria, ameaça paralisar transporte coletivo por vacina para motoristas e cobradores

Entidade solicitou à prefeitura a inclusão os trabalhadores do setor nos grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Santa Maria (Sitracover), Rogério dos Santos da Costa, disse em entrevista à Rádio Imembui, na segunda-feira, que cobradores e motoristas do transporte coletivo de Santa Maria podem paralisar as atividades nos próximos dias, caso a prefeitura não promova a vacinação dos colaboradores do setor contra a Covid-19. A manifestação do presidente do Sitracover foi ao ar na edição das 12h45 do Nosso Correspondente.

PMSM - A partir de terça-feira, dia 7 de maio, paradão de ônibus da Rio Branco será reposicionado na via

Rogério da Costa argumenta que o transporte coletivo é considerado serviço essencial, desde o início da pandemia, em março de 2020. “Mas os operadores do sistema não estão entre os grupos prioritários”. Todos os dias recebemos relatos de trabalhadores infectados. Fora as mortes. Estamos todos os dias expostos. Em contato direto com o público usuário do transporte coletivo. Corremos, diariamente, risco de contágio e transmissão do novo coronavírus”, afirmou.

Acessibilidade para cadeirantes é precária na cidade – Agência CentralSul de Notícias

A reportagem procurou a prefeitura para saber se já havia uma definição quanto ao pedido do Sitracover, de vacinar os trabalhadores do transporte público. Em nota, o Executivo disse que “reconhece a importância desses profissionais na prestação de serviço essencial à população, bem como reconhece a exposição desses trabalhadores. Porém, os gestores municipais não possuem competência para definir o público-alvo da vacinação contra a Covid-19. Todos os municípios obedecem ao Plano Nacional da Imunização (PNI) e a pactuação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS) para que as campanhas sejam uniformes em cada estado. O ofício já está sendo encaminhado para a categoria.”

Ainda durante entrevista concedida à Rádio Imembui, o presidente do Sitracover disse que o sindicato irá avaliar a posição da prefeitura e que até o final de semana irá avaliar a situação para deliberar sobre uma eventual paralisação das atividades ou outras medidas.

Central de Jornalismo – Fabricio Minussi
Foto: Prefeitura de Santa Maria

 

Facebook Comments Box

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *