• 18 de maio de 2024 22:25

Web Notícias Alegrete

Empresa de Mídia / Notícias

Servidores da Justiça no RS podem entrar em greve na próxima semana.

mar 28, 2023
APAGÃO NA JUSTIÇA DIA 31
 
Servidores da Justiça no RS podem entrar em greve na próxima semana.
Categoria reivindica 18% de reajuste, mesmo percentual proposto para os magistrados, enquanto direção do TJ-RS oferece 12%
 
Reivindicando aumento salarial que não recebem desde 2015, servidores do Judiciário estão mobilizados e realizando paralisações desde a última terça-feira (21), quando cruzaram os braços por cerca de 40 minutos. Nesta quinta (23) o ato se repetiu por 1h, acontecerá novamente na próxima segunda (27) por 2h, na quarta (29) por 4h, até chegar na sexta-feira (31), quando a previsão é haver um “apagão total” dos trabalhadores durante o dia, com assembleia para decidir se entrarão em greve.
 
A Associação dos Oficiais de Justiça do RS (Abojeris) reivindica 18% de reajuste para todos os servidores do Judiciário. O TJ-RS, por sua vez, oferece 12%, em duas parcelas – 6% em junho deste ano e 6% em janeiro de 2024. Segundo análise da Abojeris, a inflação acumulada desde 2015 passa de 62%. Neste período, os servidores da Justiça tiveram apenas o reajuste de 6% concedido pelo governo estadual em 2022 para todos os funcionários públicos do Estado, sem reajuste na matriz salarial da categoria.
 
De acordo com a diretoria da Abojeris, a campanha em curso visa reforçar a importância dos trabalhadores do Judiciário e dos oficiais de Justiça que mantêm o contato direto com a população, utilizando veículo próprio e, muitas vezes, recursos também próprios para o cumprimento de mandados judiciais.
 
Por parte dos servidores ainda há a insatisfação do projeto da nova matriz salarial ter sido elaborado de modo unilateral, sem a participação dos trabalhadores. A insatisfação ainda vai além. Enquanto para os servidores do Judiciário está sendo oferecido 12%, a direção do TJ propõe 38% de reajuste, em parcela única, para os cargos de confiança do Tribunal, normalmente preenchido por assessores diretos dos magistrados.
 
A decisão será tomada na próxima sexta-feira (31) caso nada mude no diálogo entre direção do TJ-RS e servidores do Judiciário.
 
Crédito: Tchê Alegrete 
Facebook Comments Box