Moradores estiveram em Rivera, no Uruguai. Um terceiro caso confirmado da doença teve as amostras enviadas para a Fiocruz.
Dois casos de contágio pela variante Delta do coronavírus foram confirmados em Santana do Livramento, na Fronteira do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (29). Inicialmente, a prefeitura do município e o governo do Uruguai haviam informado as ocorrências.
Durante a tarde, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) notificou a contaminação dos pacientes. Já são cinco casos confirmados no RS.
Até então, três casos da variante tinham sido confirmados pela SES, todos na serra gaúcha. No fim de semana, a transmissão comunitária da doença foi oficializada pela pasta.
Um terceiro morador de Santana do Livramento está sob suspeita de contágio pela variação do vírus. As amostras deste paciente foram enviadas para análise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
De acordo com Ministério da Saúde do país vizinho, os pacientes são uruguaios que residem em Santana do Livramento. Eles estiveram em Rivera em 15 de julho. No dia 17, apresentaram sintomas da Covid-19. Ao voltar para o Brasil, foram feitos testes que confirmaram a doença.
O sequenciamento genético foi feito pelo país uruguaio.
O secretário municipal de Saúde de Santana do Livramento, Paulo Vargas, conta que esses dois uruguaios tiveram contato com, pelo menos, 23 pessoas, que estão em isolamento e passam por monitoramento feito pelo poder público.
Três delas testaram positivo para Covid-19, conforme análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen), e uma delas é a que está sob suspeita de contágio pela variante Delta.
Ela é de Santana do Livramento, mas reside fora do país. Nenhuma das três pessoas apresenta sintomas graves da doença.
“Isso demonstra fortemente a necessidade das pessoas continuarem se cuidando. Usem máscara, mantenham o distanciamento social e a boa higienização. Mais do que nunca, se vacinem. Somente assim vamos superar essa pandemia.
Não ponham suas vidas em risco”, alertou o secretário Vargas.