• 16 de abril de 2024 19:55

Rosário do Sul vai ao pódio duas vezes na final do Freio de Ouro 2021

out 6, 2021
QUARTO COLOCADO_

Dois animais de Rosário do Sul tiveram destaque na edição 2021 do Freio de Ouro, em Esteio.

Os representantes foram ao pódio na mais tradicional prova do cavalo crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, no domingo (3).

     Santa Alice Posteiro, do criador Marcelo Bomfiglio Marçal, da Estância Santa Alice e Cabanha Del Casillero, conquistou o Freio Prata com o ginete Fernando Andrighetti. Tostada requeimada, a fêmea é filha de Ganadeiro da Harmonia e Santa Alice Cambona. A média na vitória foi de 20.121 pontos.

Já no Freio de Alpaca, o vencedor foi Honrado da Parnassa TE, do criador e expositor Luís Fernando Martinez Pereira, representando a Fazenda Raízes. O equino tem pelagem colorada requeimada e é filho de Ganadero da Harmonia e Regalona de Santa Margarida. Ele foi montado pelo ginete Luis Gustavo Rodrigues Ruas e, juntos, obtiveram a média de 19,740.

Santa Alice Posteiro conquistou o Freio Prata. Foto: Fagner Almeida

Ambos os animais representam o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Rosário do Sul (NCCCRS), que parabenizou os estabelecimentos pelas conquistas. O Freio de Ouro neste ano aconteceu pela primeira vez fora da programação da Expointer, após sete classificatórias no Brasil, Argentina e Uruguai. É a prova máxima da seleção do cavalo crioulo e reúne apenas animais com média morfológica acima de sete pontos. Ao todo, 82 equinos foram classificados e apenas 32 habilitados para a disputa a final.

O evento é realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, que adotou todos os cuidados necessários para a realização do mesmo com as devidas prevenções à Covid-19. Ao todo, oito animais conquistaram os lugares mais altos no pódio da modalidade.

Facebook Comments Box