• 19 de abril de 2024 03:48

Relacionamento leve: saiba como ter leveza em sua relação

jun 24, 2022

Aprenda a desenvolver esses pontos necessários para uma relação leve 

Um relacionamento leve e tranquilo é o que todo mundo deseja viver, pois a liberdade em ser quem de fato é em uma relação, sem ser cobrado por mudanças apenas para agradar o outro e imposições não faz o relacionamento ser saudável.

Veja algumas dicas de como ter um relacionamento leve e feliz:

  1. Tenha diálogos abertos e transparentes

A comunicação é um dos principais elementos para um relacionamento leve, pois é por meio do diálogo que o casal consegue se conhecer melhor, se aproximar e compreender o outro para estarem sempre juntos. 

Onde há diálogo, respeito e compreensão é desenvolvido uma relação com leveza. 

  1. Preze por sua individualidade e respeite a do seu par

Estar em um relacionamento saudável e amar é muito bom, conhecer o outro e desenvolver a relação com mais intimidade e respeito. Por isso, é importante prezar por sua individualidade, ter momentos só para você, sair com amigos e sua família, pois assim tem mais tempo para se conhecer mais e contribuir para o relacionamento de forma mais sincera. 

  1. Estejam inteiros quando estiverem juntos

Para um relacionamento saudável, o casal precisa estar inteiro e disposto para o relacionamento. É importante que alimentem o relacionamento com atenção, carinho e gentileza. 

Por exemplo, se você está em um relacionamento como disponivel e sente que seu relacionamento tem grande potencial de leveza, continue alimentando ele positivamente, com uma comunicação clara e fortalecendo os sentimentos um do outro para que continuem juntos e felizes. 

  1. Confie mais e controle o ciúme

O ciúme atrapalha qualquer relação, além de tornar o convívio mais pesado, com muita cobrança e desconfiança. Por isso, aprenda a confiar mais na pessoa que está com você, busquem esclarecer as atitudes e palavras que não estão gostando um no outro, pois assim poderão continuar construindo um relacionamento leve, tranquilo e muito feliz. 

Relacionamento líquido: o que é e como não viver um

Entenda como essas relações se perpetuam 

O termo “relacionamento líquido” parte da ideia do filósofo polonês Zygmunt Bauman. Ele é reconhecido por suas falas a respeito da “modernidade líquida” para se referir às constantes concepções e convicções de que a mudança é a única coisa permanente na vida e que a incerteza é a única certeza. 

Bauman fala sobre a relação do indivíduo moderno com o que é desconhecido e que tem isso como algo negativo, que não se pode controlar ou mudar. Isso principalmente em relacionamentos, os quais atualmente vivem a “escorregar pelos dedos” como se nada fosse feito para durar por alguns bons e felizes anos. 

Ou seja, diariamente se percebe que as relações não estão sendo feitas para durar, isso realmente é bom? O que tem acontecido com essas relações sociais? 

Bauman também aponta as fragilidades dos relacionamentos, como as mudanças são feitas de forma rápida, isto é, os relacionamentos estão líquidos, sendo descartáveis na medida que a vida exige mais praticidade e compromisso. 

Ao que se percebe, Bauman foi sucinto e sua ideia a cada dia faz mais sentido. Ela se mostra forte e comum nas relações interpessoais, e muitas vezes por falta de dedicação, por falta de interesse em um compromisso, por desejar que as coisas aconteçam instantaneamente, ou até mesmo por medo de achar que será descartado. 

Por exemplo, você , acabou de sair de um relacionamento e acha que não encontrará outro da mesma forma, ou por outra situação, até encontrar alguém que gosta, se divertem, mas pensa que será descartada como acontece em muitas relações. 

A questão é que, se todos perpetuem essa concepção de amor líquido como uma forma de agir e não como evitar, a cada dia nos tornaremos mais vazios, com relações vazias e curtas. 

Para mudar esse quadro de relacionamentos líquidos, é buscar primeiro entender o que deseja, quais as necessidades, como você pode contribuir, sua disponibilidade e disposição para um relacionamento. 

Assim, antes de iniciar algo já terá em mente tudo que precisa colocar em ordem com a pessoa, para que o relacionamento seja mais duradouro e saudável. Também é importante alimentar a relação, sempre inovar, ter mais momentos a sós, planejar viagens e mais aventuras, e sobretudo se comunicar, com transparência e respeito. 

Facebook Comments Box