Entram em vigor nesta quarta-feira (22), as novas tarifas da RGE Sul, com reajuste de 8,41% para o consumidor residencial. A mudança foi aprovada pela diretoria colegiada da Aneel nesta terça-feira (21).
Reajuste tarifário anual foi aprovado pela Aneel nesta terça-feira (21)
O valor considera a proposta de regulamentação do componente tarifário denominado CDE Modicidade Eletrobras, aprovado hoje em reunião de diretoria da Agência, que consiste no repasse de R$ 5 bilhões de capitalização da Eletrobras para atenuar os impactos tarifários dos reajustes. Conforme o governo federal, também contribuíram para atenuar o reajuste a devolução dos valores de ICMS cobrados dos consumidores de energia elétrica e os recursos da Conta Escassez Hídrica.
Os itens que mais impactaram a correção foram a retirada de componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário, encargos setoriais e custos com distribuição.
O índice aplicado no reajuste é de 9,31% para a classe de consumo de baixa tensão em média, e 14,26% para a de alta tensão em média. O efeito médio para o consumidor é de 10,98%.
A empresa atende cerca de 3 milhões de unidades consumidoras. São 687 municípios na área de concessão que abrange os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. No RS, a RGE é responsável por distribuir energia em 66% do estado, incluindo 381 cidades.
Fonte: Correio do Povo