Quais as regiões de maior risco hoje no estado? Temporais se deslocam

Esta quarta-feira será de muita chuva em parte do Rio Grande do Sul com acumulados altíssimos para apenas um dia em algumas localidades, alerta a MetSul Meteorologia. 

Um centro de baixa pressão vai avançar do Norte de Entre Rios e de Corrientes, na Argentina, para o Sul gaúcho. Este sistema de baixa será profundo e, sob uma atmosfera quente e úmida de ar tropical, deverá gerar chuva localmente muito forte e excessiva, além de estimular tempestades localizadas. 

Quais as regiões de maior risco de chuva localmente volumosa a excessiva nesta quarta-feira? Conforme a análise da MetSul, o Oeste, o Noroeste, a Campanha, o Centro do Estado e o Sul do Rio Grande do Sul apresentam o maior potencial para chuva com altos volumes no dia de hoje. O mapa abaixo mostra a projeção de chuva do modelo alemão icon para esta quarta-feira, mas salientamos que, pela resolução do modelo e sua limitação em projetar eventos muito isolados de chuva extrema, haverá locais em que vai chover mais do que o indicado no mapa. 

Alguns municípios nestas regiões poderão experimentar chuva localmente intensa com volumes muito altos, de 50 a 100 mm, em curto período, não se afastando marcas muitos isoladas de 100 mm a 200 mm em menos de seis horas, o que poderá gerar alagamentos e inundações repentinas, além de outros transtornos. Há potencial pra temporais isolados de vento forte, mas, no geral, o risco maior é chuva excessiva. 

Nas demais regiões, particularmente no Norte e no Nordeste do Estado, onde o sol até aparece em meio às muitas nuvens em parte do dia com calor e abafamento, a pressão atmosférica baixa, perto de 1000 hPa, combinada com ar quente e úmido, deve favorecer a formação de áreas de instabilidade que trarão chuva mais irregular, mas que, muito isoladamente, poderá ser forte a torrencial com altos volumes localizados em curto período. Da mesma forma, a soma de ar quente e baixa pressão poderá gerar tempestades isoladas fortes de vento e granizo. 

Facebook Comments Box

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *