O Programa de Turismo Rural, promovido pela Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alegrete (SEDETUR) em parceria com Sindicato Rural de Alegrete (SRA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS) teve mais um módulo concluído, desta vez tratou sobre Planejamento e Implantação de Pousadas e Restaurantes Rurais.
Conforme Caroline Figueiredo, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alegrete este programa faz parte dos projetos desenvolvidos pela pasta e que tem por objetivo capacitar empreendedores locais e desenvolver o setor de turismo no município, contribuindo com a economia local através da geração de empregos e renda.
O diretor de turismo de Alegrete, Eng. Agr. Leonardo Cera comenta que nesta etapa houve treinamento prático dos produtores rurais participantes do programa com visitações em propriedades que trabalham com morangos, produção de flores e agroindústrias. Na oportunidade, além da integração, os participantes puderam conhecer mais sobre as atividades de cada empreendimento. Na Granja Bock, onde a produção é familiar, a proprietária Claudete Bock explicou sobre os cuidados e manejos com a cultura. O casal de produtores Tânia Quintana e Sílvio Duarte receberam os demais membros da turma na propriedade onde produzem flores, em especial rosas que são comercializadas na cidade. Na agroindústria Casa do Frango, o proprietário Pedro Pandolfi mostrou à produção de linguiças e também de charque, produtos tipicamente ligados à história e cultura do povo gaúcho, hoje produzidos conforme as exigências sanitárias dos órgãos responsáveis, o que permite a exportação da produção para todo o Brasil.
Com a ideia de complementar uma das rotas que estão sendo desenvolvidas, foi realizada uma visita técnica no museu do Vasco Alves, localizado no 4º Sub-Distrito, interior de Alegrete, onde foram recebidos pelo casal Francielle Sauceda e Marcos Gonçalves, filho do senhor Luiz Miguel Gonçalves Trindade Sagasti. Este responsável pelos cuidados do acervo que conta a história da Batalha do Inhaduy, um dos maiores confrontos entre os Federalistas “Maragatos” (lenço vermelho) e os Republicanos “Picapaus” (lenço branco) que envolveu mais de 10 mil combatentes no dia 03 de maio de 1893 dentro da Revolução Federalista (1893-1895), importante fato da história do Rio Grande do Sul e do próprio Brasil.
Entre as práticas propostas no curso, foi realizada junto às ruínas Jesuíticas que existem no estabelecimento rural do Sobrado, de propriedade do casal Yancy Oliveira Filho e Caroline de Oliveira, a organização de um espaço para recepção de turistas e oferta de alimentação com produtos “da terra”. Conforme a turismóloga do SENAR-RS, Claudiana Y Castro, as atividades permitiram aos participantes conhecer as potencialidades da região, entenderem que é possível aproveitar espaços, valorizar a rica história da região, bem como a produção local e utilizar da criatividade para oferecer momentos únicos aos turistas que estarão visitando os empreendimentos.