• 20 de abril de 2024 07:42

Professora de Dom Pedrito usa a criatividade para dar aulas online e cativa todos os seus alunos

abr 10, 2021

Profissional envolveu toda a família em personagens e histórias. Através de vídeos tem driblado as dificuldades e cativado as crianças

Bianca Garcez é uma professora de Dom Pedrito que leciona na da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cel. Urbano das Chagas e que descobriu na arte, mais que uma forma de ensinar os novos alunos, mas cativar e despertar o interesse das crianças em tempo de pandemia, isolamento e aulas à distância.

 

Recentemente, uma nova turma do primeiro ano ingressou na escola. Vejam que desafio para essas crianças, para seus pais, começar uma trajetória em circunstâncias totalmente adversas. Foi a partir dessa percepção que a professora Bianca resolveu inovar. Mais que ministrar suas aulas pelas plataformas disponíveis, ela resolveu unir a paixão pela profissão ao desejo de despertar o interesse e promover o real aprendizado dos alunos.

Bianca contou a nossa reportagem que também é mãe de três filhos e é difícil para eles entenderem que está trabalhando, mesmo estando em casa. Foi então que resolveu junto da família, gravar vídeos para sua turma de primeiro ano, “pois é com o lúdico que as crianças aprendem mais”, revela a professora. E acrescenta: “… é necessário, além de trabalhar a parte cognitiva, transmitir afeto para uma melhor aprendizagem no processo de aquisição da escrita e leitura”.

          |Bianca com seus alunos em uma das aulas on-line

O repertório é grande. Neles aparecem a Turma do Chaves, Branca de Neve, Carnaval, “Coelha” da Páscoa e tantos outros contos. Bianca revela que a receptividade das crianças tem sido muito boa, tanto que os pais dos alunos falam que os filhos ficam na expectativa pelo próximo vídeo.

 

 

A iniciativa já rendeu elogios e reconhecimento não só de pais e alunos, mas da própria coordenação pedagógica da entidade que está encantada com a forma pela qual Bianca vem trabalhando nesses novos tempos. Ela faz questão de destacar que possui uma equipe gestora incrível que proporciona todo o suporte, além de colegas maravilhosos. “Considero a minha escola uma extensão da minha família, e quando trabalhamos com amor… fica mais leve”, enfatiza a professora.

 Professora Rosangela em meio à parte da equipe, no dia da entrega de um Chromebook aos professores, equipamento enviado pelo Estado

(segue após comercial-  Alegrete e Região chame no whats e faça seu teste gratuíto, sinal liberado na hora sem antenas somente com internet)

A professora Rosangela Macedo, Diretora da Escola Urbano das Chagas conta que a professora Bianca está totalmente envolvida com a nova maneira de desenvolver seu trabalho e manter seus alunos sempre motivados a interagir, descobrir novas aprendizagens. “A Bianca tem uma criatividade contagiante. Já teve seu trabalho reconhecido e elogiado na coordenadoria. Tem o reconhecimento e admiração dos colegas. A escola sempre apoia e ajuda no que é possível para que todos os professores tenham condições de desenvolver um excelente trabalho”, enfatizou a diretora.

Vanessa com sua filha Helena

Vanessa Ávila mãe da Helena, aluna da professora Bianca diz: “Este é o segundo ano que vivemos o ano letivo em meio a essa pandemia. Ano passado no pé B e agora no primeiro ano, o mais importante, por que alfabetiza os pequenos, e não ter a troca diária das aulas presenciais é extremamente preocupante para nós pais, essa lacuna que se forma. Fazemos nossa parte, porém, está longe de ser profissional, afinal, temos nossas responsabilidades e agora somos “professoras”. Eles sentem muita falta do convívio com os colegas e professora. As aulas são através do computador, o que ameniza um pouco essa falta tão grande, e a ideia dos vídeos os aproximou da professora mesmo que através do telefone ou computador. A Helena ama assistir as histórias da professora Bianca, agora pouco ela fez um vídeo junto com a família, todos eram personagens, a Helena ficou encantada de conhecer a família da professora, algo que para ela é especial, porque nessa idade eles têm um apego enorme nos professores, eles querem dar beijo, abraço, presentes, agradar de várias formas, e infelizmente não está sendo possível, então os vídeos os fazem participarem um pouco da vida da professora, e com certeza atrai eles para as aulas. Os vídeos são como alguém que faz parte da vida deles”.

 

Bruna com a filha Antonella

Bruna Lucas Silveira, mãe da Antonella diz que Bianca é uma profissional de mão cheia, faz com amor, a gente sente! “Ela é incrível, Bianca Garcez, é uma professora muito criativa, educada, cheia de amor, cativa não somente as crianças, mas as mamães também! Amoooo o trabalho dela e agradeço a Deus por ela ser a professora da minha pequena Antonella!

Facebook Comments Box