• 18 de abril de 2024 02:59

Procon fiscaliza os grandes supermercados de Alegrete

set 30, 2021
Procon e Vigilância Sanitária realizam “Operação Primavera”
A Prefeitura Municipal de Alegrete, através da Sedetur e Secretaria de Saúde, por meio do Procon e da Vigilância Sanitária, estão realizando a “Operação Primavera”, que tem o objetivo de fiscalizar o cumprimento das normas sanitárias, crimes contra o consumidor e de saúde pública e verificar se os mercados e supermercados do município estão cumprindo as normas do Código de Defesa do Consumidor.
       Segundo o Procon, a operação é realizada nestes estabelecimentos, pois são os que registram maiores relações de consumo, principalmente neste período de pandemia de Covid-19.
Estão sendo inspecionadas pelos técnicos do Procon e da Vigilância Sanitária, as inserções de preços nos produtos e gôndolas, as rotulações, avaria nos produtos, como produtos enlatados com amassados, ferrugem, caixas de leite amassadas, bem como a qualidade dos produtos que estão sendo comercializados. Também estão sendo averiguados os prazos de validade dos alimentos, além das avaliações dos processos de armazenamento das mercadorias.
Algumas notificações foram realizadas e as empresas terão o prazo de até 30 dias para efetuarem a regularização. Conforme o Procon essa operação terá continuidade na próxima semana.
Entre quarta feira e Quinta feira foram fiscalizados supermercados Peruzzo da Venâncio Aires e Barros Cassal, Ecomix, Nacional, Rede Vivo da Brigadeiro Olivério e da Cel. Cabrita e Baklizi.
As irregularidades mais frequentes encontradas nos supermercados fiscalizados foram :
1)    Caixas de leites amassadas
2)   Latas com ferrugem na parte externa
3)  Poeira nas gôndolas
4) Produtos do Hortigrajeiros inapropriados para consumo
Nesta relação os produtos encontrados nestas condições todos foram retirados da área de venda.
Facebook Comments Box