• 19 de abril de 2024 17:20

Previsão do tempo no RS: Serra pode registrar chuva congelada nesta quinta-feira

jul 1, 2020

Com a chegada de um sistema de alta pressão atmosférica, o frio se intensifica em todas as regiões do Estado

O início desta quarta-feira (1°) foi, novamente, marcado por fortes rajadas de vento em diversos municípios do Rio Grande do Sul. Em Santa Vitória do Palmar, por exemplo, no extremo sul do Estado, as rajadas chegaram a 116 km/h durante a madrugada, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse vendaval ainda estava relacionado ao ciclone-bomba, que deixou um rastro de estragos pelo território gaúcho. No decorrer do dia, porém, o vento foi perdendo força.

Houve registro de chuva em todas as regiões do Estado, mas de forma fraca e isolada na maioria das áreas. Em Santa Vitória do Palmar, o acumulado do dia foi de 24,8 mm — volume que representa cerca de 22% de toda a chuva esperada para o mês de julho no município.

As temperaturas baixas também marcaram presença nesta quarta (1º). Em São José dos Ausentes, na Serra, foi apontada a mínima do dia no RS: 2,7°C. A máxima, 15,8°C, foi sentida em Camaquã, no sul gaúcho. Em Porto Alegre, os termômetros oscilaram entre 10,8°C e 15,1°C.

Nesta quinta-feira (2), o tempo volta a ficar firme, com predomínio de sol, na maior parte do Estado. As exceções são Litoral Norte, Serra e Região Metropolitana, onde seguem as condições para chuva (em forma de pancadas fracas e isoladas, intercaladas com períodos de melhoria). Para essas áreas, também há previsão de vento intenso, que pode passar de 60 km/h.

Com a chegada de um sistema de alta pressão atmosférica, as temperaturas caem ainda mais. A mínima do dia no Estado, 0°C, está mais uma vez prevista para São José dos Ausentes. A máxima, 16°C, é esperada em Torres Mampituba, no Litoral Norte. Na Capital, a variação térmica fica entre 6°C e 12°C.  Além disso, na Serra, durante a madrugada, a combinação do vento frio com o alto índice de umidade pode culminar em chuva congelada — nome dado ao fenômeno que ocorre quando a água das precipitações atinge o ponto de congelamento ao entrar em contato com a superfície.

Na sexta-feira (3), o frio persiste e o dia pode começar com geada. Os municípios de  Bom Jesus e Antônio Prado, ambos na Serra, devem amanhecer com mínima de -1°C.  Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 5°C e 12°C. Apesar do frio, a sexta (3) terá predomínio de sol, sem previsão de chuva no Rio Grande do Sul.

(continua após comercial)

Veja, abaixo, como deve ficar o tempo na sua região:  


Região Metropolitana: a quinta-feira (2) terá tempo nublado, com chuva fraca e isolada pela manhã. Em Sapucaia do Sul, os termômetros variam entre 5°C e 13°C.

Serra gaúcha: a quinta-feira (2) terá tempo instável, com chuva fraca e isolada ao longo do dia. Em Canela, os termômetros variam entre 2°C e 10°C.

Litoral Norte: a quinta-feira (2) terá tempo instável, com chuva fraca e isolada ao longo do dia. Em Capão da Canoa, os termômetros variam entre 8°C e 14°C.

Litoral Sul: a quinta-feira (2) terá tempo firme e com poucas nuvens. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 8°C e 12°C.

Região Norte: a quinta-feira (2) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Passo Fundo, os termômetros variam entre 7 C e 11°C.

Região Noroeste: a quinta-feira (2) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Santa Rosa, os termômetros variam entre 6°C e 12°C.

Região Sul: a quinta-feira (2) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Canguçu, os termômetros variam entre 6°C e 12°C.

Região Central: a quinta-feira (2) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Santa Maria, os termômetros variam entre 6°C e 11°C.

Campanha gaúcha: a quinta-feira (2) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Hulha Negra, os termômetros variam entre 2°C e 9°C.

Fronteira Oeste: a quinta-feira (2) terá tempo seco, com poucas nuvens e frio intenso. Em Quaraí, os termômetros variam entre 2°C e 10°C.

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades :

Capital: tempo instável, com chuvas isoladas. Mínima de 6°C e máxima de 12°C.
Caxias do Sul: tempo instável, com chuvas isoladas. Mínima de 3°C e máxima de 12°C.
Vacaria: tempo instável, com chuvas isoladas. Mínima de 1°C e máxima de 9°C.
Nova Petrópolis: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 4°C e máxima de 11°C.
Cambará do Sul: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 1°C e máxima de 10°C.
Erechim: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 5°C e máxima de 12°C.
Passo Fundo: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 7°C e máxima de 11°C.
Santa Rosa: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 6°C e máxima de 12°C.
Uruguaiana: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 6°C e máxima de 11°C.
São Borja: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 6°C e máxima de 12°C.
Santa Maria: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 6°C e máxima de 11°C.
Bagé: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 2°C e máxima de 8°C.
Pelotas: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 6°C e máxima de 11°C.
Rio Grande: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 8°C e máxima de 12°C.
Torres: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 10°C e máxima de 15°C.
Xangri-Lá: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 8°C e máxima de 14°C.

Facebook Comments Box