Passo Fundo passa para bandeira laranja e comércio poderá retornar atividades com restrições

Em live neste sábado (9), o Governador Eduardo Leite, anunciou o novo modelo de distanciamento controlado que entrará em vigor nesta segunda-feira (11). Conforme divulgado, a região de Passo Fundo passa ser categorizada na bandeira laranja, ou seja, o comércio poderá retomar suas atividades com restrições.

Governador anuncia: Passo Fundo passa para bandeira laranja e abre comércio a partir de segunda

A região de Passo Fundo estava categorizada como bandeira vermelha desde o dia 30 de abril, quando Eduardo Leite divulgou um decreto transitório, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Vale ressaltar que a região de Passo Fundo abriga 64 municípios, entre eles Carazinho e Marau.

Além do comércio outras atividades poderão retomar suas atividades de forma controlada, porém todos os setores devem seguir o modelo baseado na regras para a bandeira laranja.

Segundo Leite, o modelo de distanciamento controlado segue diversos protocolos e foi construído com base em critérios de saúde e de atividade econômica.

A única região que continua classificada como bandeira vermelha no RS é Lajeado, onde abriga 37 municípios.

Além disso, no novo decreto, o uso de máscaras passa ser obrigatório em toda extensão do RS.

A troca de bandeira incide não só em Passo Fundo, mas em todas as cidades atreladas a região. O governador frisou que o modelo é inovador e inédito no Brasil e que está sendo liderado pelo Rio Grande do Sul. Exemplificou dizendo que em regiões onde o vírus está circulando de forma menor e que existe maior capacidade de internação, poderão ter bandeiras amarelas e laranjas tendo um maior número de atividades liberadas.

Frisou que o monitoramento é semanal e que o governo vai conseguir atuar no local, no momento e na proporção que for demandando para que o número de contágio seja reduzido.

Leite explicou ainda que para cada atividade econômica funcionar protocolos devem serem seguidos. Sobre os horários de funcionamento das atividades, o governador disse que deixou como um critério de regulamentação municipal, que deve atender a realidade de cada cidade.

Questionado pela reportagem  sobre a possibilidade de prefeitos estabelecerem decretos municipais com regras diferentes do estado, o governador lembrou da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que os municípios possuem uma competência suplementar. Disse que eles podem avançar e trazer suas regras, desde que sejam mais restritivas e nunca menos que o estado. Leite reiterou que todas as medidas adotadas no estado são acompanhadas e sugeridas por diversos técnicos e especialistas.

O decreto prevê ainda a obrigatoriedade da utilização da máscara em todo o território gaúcho. As medidas vigoram até a próxima semana. As novas cores de classificação de bandeira serão divulgadas no sábado.

Ainda durante o anúncio o governador falou sobre o  novo site, onde a população irá poder consultar os protocolos que deverão ser seguidos pelos setores econômicos de acordo com cada bandeira.  Confira CLICANDO AQUI.

 

Tocador de áudio

Facebook Comments Box

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *