Partido Progressista de Alegrete divulga lista oficial dos pré-candidatos a vereador

Alegrete/Eleições 2020: Progressista, divulga lista, oficial, dos pré-candidatos a vereador

No final da tarde deste sábado,(12) a Executiva Municipal do Progressistas de Alegrete, após, criteriosa, análise da documentação e efetuar registro de candidaturas, no sistema eleitoral CANDex, divulgou a lista, oficial dos pré-candidatos, nas eleições proporcionais, ao cargo de vereador, referente às eleições 2020.

A lista, é composta por 23 pessoas, sendo, 08 mulheres e 15 homens, respeitando o percentual de 30%, referente a cláusula de reserva de gênero. A regra, prevê que esta reserva, obrigatória, de 30%, pode se dar tanto para homens, quanto para mulheres, conforme a predominância de gênero na lista, se homens ou mulheres.

Seguindo o que determina a cláusula de reserva de gênero, não é possível a nenhum partido, registrar, apenas, candidato(as) de um único gênero, ou seja, só homens ou só mulheres. Daí, a obrigatoriedade, em cumprimento à referida cláusula, para garantir percentuais de no mínimo 30% e no máximo 70%.

No caso do Progressista, considerando o percentual de reserva de 30% para as mulheres, o número excede a cota, em uma integrante, já que poderia ser de até 07 mulheres. Com isso, mais do que respeitar a legislação eleitoral, o partido garantiu maior participação feminina.

PORQUE A DENOMINAÇÃO PRÉ-CANDIDATOS AO INVÉS DE CANDIDATOS?

A denominação de pré-candidatos, mesmo após ter tido o nome homologado em convenção partidária e o partido efetuado o registro das candidaturas é uma questão pró forma, isto é, respeito às formalidades DA Justiça Eleitoral. Neste caso, é preciso que a justiça “defira”, homologue os nomes dos candidatos que o partido registrou.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, o conceito de “candidato,” compreende o cumprimento de todas as etapas, para poder concorrer, ou seja, satisfazer todas as condições, sem qualquer óbice, que lhe permitam a elegibilidade, a partir do qual terá seu registro deferido pela Justiça Eleitoral, para concorrer no pleito eleitoral.

A imagem pode conter: texto que diz "PROGRESSISTAS NOMINATA OFICIAL PRÉ-CANDIDATOS 2020 1 Adão Gilnei Ramos 2 Alicemara Rocha Araujo 3 Bispo Enio Bastos 4 Daniela Ruschel 5 Dariano Morais Fabio Mauricio Peres (Bocão) Fátima Marchezan Gerson Itamar dos Santos Rodriguez 9 Glênio Bolsson 10 Ilva Maria Borba Goulart 11 Jesus Antonio Alves Fajereldin 12 João Monteiro 13 José Eurico (judiaria) 14 Lizi Gabrieli 15 Luciano Belmonte 16 Luiz Marcelo Aurélio 17 Mirian Manganeli 18 Paulo Vicente Salbego 19 Rodrigo Dorneles Hahn 20 Roger Dorneles 21 Romário Soares Alviene 22 Sandra Margaret Dubal 23 Vanda Lucia Dorneles"

Facebook Comments Box

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *