• 25 de abril de 2024 02:33

Web Notícias Alegrete

Empresa de Mídia / Notícias

Operação contra o crime apreende armas, drogas e recaptura foragido em Santa Maria

jan 5, 2022

Ações são realizadas em vários locais da cidade. Em uma das abordagens, homem foi preso em flagrante com cinco armas e um fuzil de brinquedo

Foto: Marcelo Oliveira (Bei)
Policiais militares realizam blitze em diferentes ruas da cidade para verificação de documentos

Cinco armas de fogo foram apreendidas, um homem foi preso em flagrante, um foragido foi recapturado e outro suspeito foi detido após ser flagrado arremessando drogas e celulares para dentro da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) nesta quarta-feira. Os policiais ainda apreenderam um simulacro de fuzil (arma de brinquedo).

As ações fazem parte da operação Hóplitas Homicídios, que foi deflagrada na manhã desta quarta, em Santa Maria, em parceria entre a Brigada Militar e a Polícia Civil. Um helicóptero da BM de Porto Alegre foi usado na operação. Desde segunda-feira, já são oito armas de fogo apreendidas.

Após levantar voo na aeronave, o subcomandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), major Antonio Marcos Silveira Moreira, e uma equipe sobrevoavam a Pesm quando avistaram um homem arremessando objetos para dentro da casa prisional. Eles pousaram a aeronave e detiveram o suspeito. Ele foi algemado e levado à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) para o registro da ocorrência. Os policiais também montaram barreiras, abordaram veículos e identificaram pessoas na Região Oeste.

Já na parte da tarde, equipes da Polícia Civil participaram da operação. Durante buscas no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, policiais da patrulha da bike, que estavam em uma viatura, reconheceram um suspeito que estava foragido.

O flagrante aconteceu na Rua Santo Expedito. O homem havia recebido o benefício de passar a virada de ano em casa e devia ter se apresentado na manhã de ontem no Presídio Regional de Santa Maria, onde cumpre pena.

Pouco depois, os policiais intensificaram as buscas no loteamento Leonel Brizola, onde nos últimos dias foram registrados dois homicídios. No local, houve rondas pelas ruas e abordagem de suspeitos. Em uma casa que não tinha móveis, quatro suspeitos foram abordados, identificados e revistados. Nada foi apreendido com eles.

REDES SOCIAIS
Toda a movimentação chamou a atenção dos moradores. Ninguém quis dar entrevista sobre os crimes ou falar da ação da polícia, por medo de represália. Nas redes sociais, várias pessoas comentam sobre os pontos com maior criminalidade na cidade. 

Já no meio da tarde, uma equipe da Polícia Civil prendeu um homem em flagrante e apreendeu as armas. Os policiais estavam em policiamento pelo Bairro Nova Santa Marta quando foram informados sobre um local em que um homem estaria guardando armas e drogas para uma facção. Ao chegar no local, os abordaram e identificaram o suspeito de 32 anos. Ao fazer buscas, os agentes apreenderam uma porção com 43 gramas de cocaína, um revólver, duas espingardas e outras duas armas de fogo, além de munições. O homem, que não tinha antecedentes criminais, foi encaminhado à Pesm após a ocorrência. 

Ainda foram apreendidos dois telefones celulares e dois pacotes com drogas que seriam arremessados para dentro da Pesm na noite de terça-feira. Participaram da operação, policiais do 1ºRPMon, da Força Tática, do Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), do Batalhão Ambiental (BABM), do 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BP Choque) e policiais civis de várias delegacias da cidade.

Foto: Marcelo Oliveira (Bei)
Operação conta com o apoio de helicóptero da Brigada Militar

RESULTADOS
As ações de combate a criminalidade e o policiamento nas ruas vem rendendo resultados. A reportagem teve acesso com exclusividade aos números do balanço de apreensões e ocorrências registradas por policiais do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon). Em 2021, foram 197 armas de fogo apreendidas. Entre as ocorrências que se destacam, está o tráfico de drogas. Ao longo do ano, foram 238 registros de flagrantes e apreensões. Desses, foram retirados das ruas, 13,2 quilos de cocaína, 6,1 quilos de crack, 177,59 quilos de maconha e 2.825 comprimidos de ecstasy.

Outra ocorrência que chama atenção, é a apreensão de facas, foram 125 armas brancas apreendidas. Treze simulacros foram apreendidos em abordagens. Ao longo do ano, foram 171 foragidos recapturados em abordagens de rotina para verificação de documentos. Entre foragidos, detidos e termos circunstanciados, foram mais de 3,1 mil registros feitos pela BM. Desses, 431 mulheres e 2.683 homens.

As apreensões de telefones celulares também chama atenção, foram 250 aparelhos recolhidos, a maior parte apreendidos ao serem arremessados para dentro das casas prisionais. O balanço traz ainda que 213 munições de vários calibres foram retiradas dos criminoso. Trinta veículos foram recuperados e 28 foram apreendidos durante policiamento.

VALORES
Durante o policiamento desta quarta-feria, os policiais apreenderam 2 dólares, 50 pesos e pouco mais de R$ 165 mil.

Facebook Comments Box