• 20 de abril de 2024 12:21

Ministério da Saúde recomenda que vacinação em adolescentes seja suspensa

set 16, 2021
Nota técnica retira esse público da campanha por considerar que os mais jovens evoluem de forma “benigna” após a contaminação por Covid-19

Um dia após incluir adolescentes entre 12 e 17 anos, sem comorbidades, na vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o Ministério da Saúde recuou e suspendeu a imunização destinada a menores de idade. Inicialmente, o governo federal pretendia vacinar 20 milhões de pessoas desse público.

Adesão de jovens à vacina contra a Covid continua baixa na capital paulista - 23/08/2021 - São Paulo - Agora

Em nota técnica enviada às secretarias de Saúde, a pasta informa que “revisou” a recomendação. Como justificativa, o ministério mencionou que a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela Covid-19 demonstra evolução “benigna” e permanece assintomática.

O texto foi publicado no sistema do Ministério da Saúde às 21h30 de quarta-feira (16/9), ou seja, menos de 24 horas após o início da campanha para esse público.

Prefeitura de Carapicuíba inicia vacinação de adolescentes com comorbidades de 12 a 17 anos - Notícias - Prefeitura do Município de Carapicuíba

“Os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos”, explica no texto a secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo.

Além disso, segundo a secretária, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda a imunização de crianças e adolescentes, com ou sem comorbidades.

Inicialmente, a recomendação da pasta era outra. Em julho, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, adiantou que o público participaria da campanha de vacinação.

Apesar de não representarem o maior volume de hospitalizações e de casos graves desde o início da pandemia, crianças e adolescentes respondem por 2,5% das internações e 0,34% das mortes até agora, segundo projeções do presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Renato Kfouri.

Jovens entre 16 e 17 anos seguem sendo vacinados em Araraquara - ACidadeON Araraquara

De acordo com a estimativa de Kfouri, foram contabilizadas mais de 520 mil internações e cerca de 2 mil mortes.

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) defende a imunização desse público. “A vacinação de todos os adolescentes é segura e será necessária, priorizando neste momento aqueles com comorbidade, deficiência permanente e vulneráveis, como os privados de liberdade e em situação de rua. Havendo quantitativo de doses suficientes para atender a estas prioridades, deve imediatamente ser iniciada a vacinação dos demais adolescentes”, informa, em nota.

 

Facebook Comments Box