Nesta segunda-feira, em São Gabriel e Quaraí, na Fronteira Oeste, os termômetros alcançaram a máxima do dia no RS: 33,5°C
Pontos isolados do Rio Grande do Sul e do Sul do Brasil podem ter episódios de chuva com volumes muito altos em curto período
A semana começou com predomínio de sol e poucas nuvens no Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, a segunda-feira (4) foi de tempo firme em praticamente todo o Estado, com exceção de alguns municípios da Fronteira Oeste e do noroeste gaúcho (como São Borja, Santo Augusto e proximidades), que registraram pancadas moderadas de chuva à tarde, mas de curta duração. As temperaturas se elevaram. Em São Gabriel e Quaraí, na Fronteira Oeste, os termômetros alcançaram a máxima do dia no RS: 33,5°C. Na Capital, a variação ficou entre 20,4°C e 32,5°C.
Nesta terça-feira (5), a instabilidade retorna ao território gaúcho. De acordo com a Somar, embora o dia ainda comece com sol e calor no RS, ao longo da tarde, zonas de instabilidade (formadas por sistemas de baixa pressão atmosférica localizadas no centro-oeste do país, no Paraguai e no Uruguai) trazem fortes pancadas de chuva em todas as áreas, acompanhadas por descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo em alguns pontos. No entanto, as precipitações devem ser passageiras, intercaladas por períodos de nebulosidade.
Para a Fronteira Oeste e as regiões norte e noroeste do RS (além do oeste catarinense e de grande parte do Estado do Paraná), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade, chamando atenção, ainda, para o risco de volumes significativos de chuva e para o vento forte, que pode chegar a 60 km/h.
Em relação à temperatura, São José dos Ausentes, na Serra, deve marcar a mínima do dia no Estado: 13°C. Já, a máxima, de 37°C, deverá ser medida em Barra do Quaraí, na Fronteira Oeste. Na Capital, a variação térmica fica entre 20°C e 32°C.
Na quarta-feira (6), a instabilidade segue marcando presença no território gaúcho, com fortes pancadas de chuva e trovoadas em todas as áreas. Na Serra e na Região Noroeste, as precipitações devem vir com mais intensidade, chamando atenção para grandes volumes, com risco para possíveis transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra. Nestas regiões, as rajadas de vento também devem ganhar destaque, podendo chegar à marca de 80 km/h.
Em Cambará do Sul, na Serra, os termômetros devem marcar a mínima do dia no Rio Grande do Sul: 15°C. Já, a máxima, 35°C, segue apontada em Barra do Quaraí. Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 21°C e 30°C.
Veja a previsão do tempo para cada região do Estado nesta terça-feira (5) :
Região Metropolitana: a terça-feira (5) deve começar com tempo firme na região. No entanto, à tarde, a instabilidade aparece, com fortes precipitações, descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados. No entanto, as pancadas de chuva tendem a ser passageiras (alternadas com períodos de nebulosidade). Em Canoas, os termômetros variam entre 21°C e 34°C.
Serra: a terça-feira (5) deve começar com tempo firme na região. No entanto, à tarde, a instabilidade aparece, com fortes precipitações, descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados. No entanto, as pancadas de chuva tendem a ser passageiras (alternadas com períodos de nebulosidade). Em Bento Gonçalves, a temperatura varia entre 17°C e 26°C.
Litoral Norte: a terça-feira (5) deve começar com tempo firme na região. No entanto, à tarde, a instabilidade aparece, com fortes precipitações, descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados. No entanto, as pancadas de chuva tendem a ser passageiras (alternadas com períodos de nebulosidade). Em Torres, a variação térmica fica entre 22°C e 30°C.
Litoral Sul: a terça-feira (5) deve começar com tempo firme na região. No entanto, à tarde, a instabilidade aparece, com fortes precipitações, descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados. No entanto, as pancadas de chuva tendem a ser passageiras (alternadas com períodos de nebulosidade). Em Rio Grande, os termômetros variam entre 19°C e 24°C.
Região Norte: a terça-feira (5) deve começar com tempo firme na região. No entanto, à tarde, a instabilidade aparece, com fortes precipitações, descargas elétricas e até queda de granizo em pontos isolados. Para a região, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade, chamando atenção para o risco de acumulados significativos e rajadas intensas de vento. Em Erechim, os termômetros variam entre 17°C e 31°C.
Região Noroeste: a terça-feira (5) deve começar com tempo firme na região. No entanto, à tarde, a instabilidade aparece, com fortes precipitações, descargas elétricas e até queda de granizo em pontos isolados. Para a região, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade, chamando atenção para o risco de acumulados significativos e rajadas intensas de vento. Em Santo Ângelo, os termômetros variam entre 22°C e 29°C.
Região Sul: a terça-feira (5) deve começar com tempo firme na região. No entanto, à tarde, a instabilidade aparece, com fortes precipitações, descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados. No entanto, as pancadas de chuva tendem a ser passageiras (alternadas com períodos de nebulosidade). Em Camaquã, os termômetros variam entre 20°C e 32°C.
Região Central: a terça-feira (5) deve começar com tempo firme na região. No entanto, à tarde, a instabilidade aparece, com fortes precipitações, descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados. No entanto, as pancadas de chuva tendem a ser passageiras (alternadas com períodos de nebulosidade). Em Santiago, a variação térmica fica entre 23°C e 28°C.
Campanha: a terça-feira (5) deve começar com tempo firme na região. No entanto, à tarde, a instabilidade aparece, com fortes precipitações, descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados. As pancadas de chuva tendem a ser passageiras (alternadas com períodos de nebulosidade). Em Candiota, a variação térmica fica entre 19°C e 31°C.
Veja a previsão do tempo para algumas cidades nesta terça-feira (5):
Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 32°C.
Pelotas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 29°C.
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 15°C e máxima de 29°C.
Santa Maria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 32°C.
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 29°C.
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 31°C.
Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 24°C e máxima de 35°C.
Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 30°C.
Rio Grande: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 26°C.
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 27°C.
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 29°C.
Bagé: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 31°C.
Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 31°C.
Xangri-Lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 30°C.Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 30°C.
São Borja: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 29°C.
O maior risco nos dois dias, conforme análise da MetSul, a despeito da possibilidade de tempestades isoladas de vento forte e granizo, é a ocorrência de chuva forte a intensa. A atmosfera vai estar propícia a episódios de chuva muito volumosa em curto período isoladamente. São possíveis acumulados de até 50 mm a 100 mm em menos de uma hora em pontos localizados.
Preocupa o indicativo pelo modelo WRF de que em setores muito isolados, especialmente da Metade Sul gaúcha, possam ser registrados volumes excepcionalmente altos da ordem de 100 mm a 200 mm ou isoladamente superiores, o que pode acarretar alagamentos e inundações repentinas.
Observe nos mapas com as projeções do WRF que tanto na saída da madrugada como da tarde de hoje o modelo indicou volumes excepcionalmente altos em pontos muito isolados do Sul gaúcho. Os mapas abaixo estão disponíveis ao assinante da MetSul.
No geral, entretanto, a chuva deve ser muito irregular na sua distribuição e os volumes não deve ser elevados na soma dos dois dias. Reitera-se que os acumulados expressivos devem se dar de forma mais isolada.
Confira o que a meteorologista Estael Sias tem a dizer sobre o tempo nesta Terça e Quarta feira no Rs
Fonte : Met Sul / INMET