• 24 de abril de 2024 19:25

Web Notícias Alegrete

Empresa de Mídia / Notícias

Homem é preso em operação contra grupo que movimentou R$ 600 milhões em cinco anos, diz polícia

jul 19, 2022

Foram cumpridas mais de 60 ordens judiciais em sete cidades, além de bloqueio judicial de 15 contas bancárias e quebras de dados. Investigação começou após celular ser encontrado em cela.

Um homem foi preso na manhã desta terça-feira (19), em Porto Alegre, durante operação da Polícia Civil contra uma quadrilha envolvida em tráfico de drogas, tráfico de armas, homicídios e lavagem de dinheiro. De acordo com a investigação, o preso é aliado de um dos chefes do tráfico de drogas na Zona Leste da Capital. O grupo teria movimentado cerca de R$ 600 milhões nos últimos cinco anos.

Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão na Capital, em Gravataí, Viamão, Cachoeirinha, Guaíba e Sapiranga , na Região Metropolitana, e em Torres, no Litoral Norte, além de bloqueio judicial de 15 contas bancárias e quebras de dados. Também foram apreendidas armas, drogas, jóias e um carro.

De acordo com a Polícia Civil, a investigação contra o grupo começou depois que um celular foi encontrado em uma cela da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), na Região Metropolitana de Porto Alegre, em setembro do ano passado. Os dados encontrados no aparelho mostraram detalhes de como a facção age e, de acordo com a polícia, sobre “o dia a dia das atividades do grupo criminoso, tendo possibilitado também a identificação, a hierarquização dos integrantes da facção”.

“São dois líderes criminosos de grande expressão no cenário desta organização criminosa e desta zona da capital. Juntos, já teriam cometido mais de quarenta homicídios. Um deles já soma 200 anos de prisão, em decorrência dos crimes praticados”, diz a delegada Vanessa Pitrez.

Os alvos da primeira fase da Operação Magnus são os integrantes do núcleo gerencial e do núcleo familiar deste líder investigado. O nome da operação faz referência a Magnus Carlsen, considerado o maior jogador de xadrez da história. As investigações seguem em andamento.

Facebook Comments Box