Governo do RS libera atividades e provas campeiras em cidades com bandeira amarela ou laranja

Competições devem seguir protocolos de segurança de eventos esportivos. Autorização final fica a cargo do município sede da competição.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS (Seapdr) anunciou nesta quarta-feira (19), a liberação das atividades e provas campeiras em municípios com bandeira amarela ou laranja no modelo de distanciamento controlado. Os eventos estavam parados em razão da pandemia de coronavírus.

As provas devem seguir restrições de decretos estaduais, as normas da Secretaria da Saúde (SES) e a Nota Informativa 18 COE/SES-RS, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, que lista 42 recomendações que devem constar nos protocolos das competições esportivas a serem realizadas em território gaúcho, entre as quais a proibição de público externo.

A autorização final fica a cargo do município sede da competição.

O secretário da Seapdr Covatti Filho explica que as competições devem apresentar um plano de contingência para prevenção e controle à Covid-19. “É possível retomar a realização das provas campeiras, desde que todos os protocolos de prevenção à saúde sejam rigorosamente cumpridos”, diz.

O vice-presidente campeiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Adriano Pacheco, afirma que a liberação contempla um pedido da entidade.

“As provas campeiras vão muito além da cultura e tradição, elas envolvem um setor econômico que está parado desde o início da pandemia e precisa retomar as atividades”, destaca.

Facebook Comments Box

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *