Pela primeira vez teremos um ano atípico sem desfile da semana Farroupilha
Para o mundo tradicionalista da cidade mais gaúcha do Rio Grande, o ano de 2020 ficará marcado pela não realização do maior desfile de gaúchos e dos festejos farroupilhas que envolvem praticamente toda uma comunidade. A decisão foi tomada em reunião realizada nesta terça-feira, no gabinete do prefeito Márcio Amaral, em que participaram o coordenador da 4° Região Tradicionalista, Marco Antônio Saldanha Junior; o coordenador dos Festejos Farroupilhas, Cléo Severo Trindade; o coordenador do Festival Canto Farroupilha, Roberto Cariolato da Silveira; a secretária municipal de Educação, Márcia Dorneles e a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Figueiredo.
Em razão da atual realidade decorrente da pandemia, considerando que faltam menos de sessenta dias para o evento, foi decidido pelo cancelamento do desfile e demais atividades envolvendo a participação do público na programação prevista para este ano. Tal decisão acompanha o posicionamento da maioria das cidades gaúchas, do Governo Estadual e do Movimento Tradicionalista Gaúcho que já declarou o cancelamento da Chama Crioula e demais festividades que possam gerar aglomeração de pessoas e animais.
Conscientes de que os Festejos Farroupilhas representam uma importante manifestação cultural da cidade, ficou acordado que será constituída uma comissão para definição de uma programação municipal que mantenha viva a chama da tradição aqui na “Mais Gaúcha das Cidades” porém, de forma responsável, atendendo aos protocolos necessários para prevenção do Covid 19.
Ao se posicionar sobre o fato, o prefeito Márcio Amaral foi enfático, declarando que é preciso ter responsabilidade para cumprir os protocolos recomendados e evitar que a nossa população corra riscos. Porém, isso não significa dizer que o Alegrete não terá uma grande programação durante a Semana Farroupilha, completou.