• 24 de abril de 2024 03:41

Web Notícias Alegrete

Empresa de Mídia / Notícias

Estiagen afeta a qualidade da água consumida por moradores do assentamento Unidos pela Terra

dez 30, 2021

Na manhã desta quinta feira (30) uma internauta entrou em contato com nossa reportagem mostrando a atual situação dos moradores do assentamento Unidos pela Terra.

Segundo uma das moradoras a agua de um açude usada para suprir a necessidades basicas de limpeza e higiene e até mesmo pra hidratação, esta imprópria para consumo devido a grande estiagem que vem assolando todo o estado nos ultimos dias.

A Defesa Civil dispõe no momento apenas de um caminhão para atender as comunidades, e tem trabalhado a dias conforme a demanda das chamadas telefonicas, no momento estão tentando concertar um antigo caminhão pipa para poder ampliar o atendimento.

A previsão é que na próxima segunda a Defesa Civil, consiga levar àgua potavel até o Assentamento Unidos Pela Terra

Em Alegrete, na semana de 22 a 29, o nível do Rio Ibirapuitã variou entre 80cm e 72cm (nível mínimo atingido foi 72cm), considerado crítico. Os dados são da estação fluviométrica da CPRM/ANA.

O Rio Grande do Sul soma, nesta quarta-feira (29), 76 municípios com decretos de situação de emergência publicados por conta da estiagem, conforme a Defesa Civil estadual. Até terça (28), eram 61 cidades nessa condição

Chuva abaixo da média

A falta de chuvas vem causando problemas no RS nos últimos meses. O verão de 2021 no estado está sendo marcado pelo fenômeno La Niña, que resulta em pouca chuva e temperaturas muito acima da média, especialmente no Norte, Noroeste e no Oeste do RS. A estiagem deve se prolongar, de acordo com especialistas.

A safra do milho já está prejudicada devido à falta de chuva. Caso chova mais em janeiro, as lavouras plantadas tardiamente podem se salvar, diz o Climatempo.

A falta de umidade atrasa o plantio da soja. Em fevereiro, quando ocorre a florada (fase reprodutiva da soja), não há previsão de chuvas. E para a uva e o arroz, a atenção fica para o calor excessivo, já que o tempo sem chuva não prejudica essas plantações.

.

Facebook Comments Box