Defensora Pública relata na câmara as ações realizadas em Alegrete

A defensora pública Amanda Gama esteve na manhã desta quinta-feira na Câmara Municipal, ocupando espaço concedido na abertura da sessão ordinária para falar sobre a Semana do Defensor Público e a data da categoria que transcorreu no dia 19 último.
Em sua exposição, abordou sobre o compromisso institucional da Defensoria em atuar em favor das pessoas menos favorecidas e vulneráveis. O defensor(a) público atua nas áreas de saúde, social, família, cível, criança e adolescentes, penal e execução penal, disse.
Conforme relatou a defensora Amanda, a instituição enfrentou o desafio social e funcional para assegurar o atendimento que foi mais virtual, mas mesmo com os riscos da COVID-19, manteve também o atendimento presencial. Conforme os números divulgados, no ano de 2020 foram 4.912 atendimentos prestados pela Defensoria Pública em Alegrete, 2.942 intimações, 265 ajuizamentos, 2.986 processos em carga e 677 audiências (solenidades).
A defensora pública afirmou aos vereadores que os próximos desafios são da ampliação do atendimento e reforço do número de estagiários. A Defensoria Pública está no rol das instituições que prestam serviços sociais de referência à população. Agora, a Defensoria está em nova sede, na rua Tamandaré, 271, próximo à Delegacia de Polícia, trabalhando pelo sistema de agendamento.
Vereadores Destacam a Importância do Trabalho Social da Defensoria
Ao final, os vereadores se manifestaram destacando a atuação da Defensoria Pública.
        O vereador Anilton Oliveira enalteceu o trabalho social em favor dos mais necessitados. Lembrou o vereador que, quando assessor jurídico da Câmara, chegou a ser feita emenda à Lei Orgânica criando a Defensoria Pública Municipal que pudesse atender a comunidade.
Vereador Eder Fioravante também se manifestou afirmando que os conflitos que não podem ser resolvidos, o único caminho é a via jurisdicional em que o Estado dá essa assistência profissional para pleitear as demandas no judiciário.
O vereador destacou a dedicação dos porofissionaios da Defensoria Pública e a consideração aos estagiários do Direito da Urcamp, instituição que tem formado bons profissionais.
O vereador Itamar Rodriguez parabenizou pelo Dia do defensor Público e disse da importância desses profissionais aos menos favorecidos que não dispõem de recursos para acionar os operadores do direito. E pediu apoio da Defensoria para que a comunidade tenha mais informações sobre as ações de prevenção e combate aos crimes de violência sexual.
O vereador Cléo Trindade destacou a relevância do elo entre a Câmara e a Defensoria. As pessoas que não tem condições de pagar recorrem a esse meio na defesa de seus direitos.
O vereador João Leivas, ao destacar a importância da Defensoria Pública, lembrou que há lei autorizativa de doação de terreno para a construção do prédio próprio da Defensoria Pública em Alegrete.
Facebook Comments Box

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *