• 18 de abril de 2024 14:59

Com o título a “verdade faz bem a saúde” prefeitura de Alegrete abre o jogo e confirma medicamentos do tratamento precoce da covid 19

mar 21, 2021

A VERDADE FAZ BEM À SAÚDE! 
 O atual cenário da pandemia na cidade levanta diversos questionamentos. Isso é compreensível, uma vez que todos querem o bem coletivo.
 E, é pensando no coletivo, que a Prefeitura vem esclarecer rapidamente, como o Município lidou com o chamado “tratamento precoce” desde o início da pandemia. Que agora está sendo falado, discutido, cobrado em manifesto e tudo mais.

Pode ser uma imagem de texto que diz "ATENÇÃO >>>> NOTA DE ESCLARECIMENTO TRATAMENTO PRECOCE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 國 Û ALEGRETE PREFEITURA #3230,"

(Não entendeu do que estamos falando? Leia o esclarecimento abaixo 

 Os remédios estão, sim, disponíveis e podem ser solicitados nas Farmácia Municipal.

Mas qualquer um pode ir lá pegar e sair tomando? É claro que NÃO! Tem que ter prescrição médica, até porque estamos falando de remédio, né!? E automedicação é uma coisa muito grave!

Em função das manifestações em redes sociais e outros meios de comunicação sobre tratamento preventivo e/ou precoce da Covid-19, a Administração Municipal de Alegrete esclarece que:
Parte do "kit covid", ivermectina não é eficaz contra o | Saúde
1) Informamos que desde setembro de 2020, Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria da Saúde, estabeleceu tratativas a fim de adquirir medicamentos profiláticos, ofertados como tratamento para Covid-19.2) Este trabalho foi conduzido de acordo com todos os procedimentos legais necessários, de modo que essa requisição foi submetida à Comissão de Farmácia e Terapêutica composta por farmacêuticos, médicos, odontólogos e enfermeiros. Esta comissão estabelece normas de prescrição e dispensação de medicamentos e elabora e atualiza a Relação Municipal de Medicamentos (REMUNE).

Prefeitura de Eusébio inicia tratamento precoce de pacientes com Covid-19 no município - Prefeitura Eusébio

3) Foi realizada a aquisição dos medicamentos ainda em 2020, que estão disponíveis à população, desde que receitados por um médico, se este entender que o paciente necessita da utilização de tais medicamentos.

4) Em hipótese alguma, qualquer ente político ou administrativo pode definir tratamento de saúde, pois a decisão ou indicação é exclusiva do médico. Portanto, não cabe ao prefeito, secretário municipal de Saúde ou vereadores definirem quais remédios serão prescritos para a população;

5) A Secretaria Municipal de Saúde precisa, obrigatoriamente, cumprir as diretrizes e protocolos indicados pelo Ministério da Saúde. Caso haja qualquer alteração por parte do Ministério da Saúde, que é comandando pelo Governo Federal, o município estará adotando e cumprindo as medidas;

6) Estamos permanentemente informando a todos os profissionais de saúde as possibilidades e novidades que são apresentadas. Sempre ressaltando que a decisão final é técnica;

7) A Prefeitura de Alegrete recomenda à população que mantenha os cuidados e protocolos de prevenção, utilizando a máscara, realizando a higienização das mãos e evitando aglomerações.

8) A Prefeitura de Alegrete reitera que à população procure o atendimento médico aos primeiros sintomas gripais, de forma a permitir o tratamento adequado.

9) A Farmácia Municipal está abastecida com todos os medicamentos destinados ao tratamento precoce da COVID-19, os quais deverão ser dispensados aos pacientes conforme critério médico, após avaliação clínica. A medicação poderá ser retirada na farmácia municipal, com apresentação da receita médica da rede pública.

10) Por fim, reiteramos que todas as medidas possíveis estão sendo tomadas. Continuamos atentos e abertos a qualquer informação que possa ser útil, mas jamais descumpriremos as diretrizes dos órgãos oficiais de saúde.

Facebook Comments Box