Ciclone causará ventanias de até 110 Km/h e ondas de até 5m no Sul do Brasil

O Inmet está mantendo o alerta laranja de chuvas intensas para áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Um ciclone que se estende entre o norte do Paraguai até o estuário do Rio do Prata, na divisa entre Brasil e Uruguai, irá provocar ventos fortes no Pantanal brasileiro, e nas regiões Sul e Oeste do Mato Grosso do Sul, Oeste do Paraná e Santa Catarina e no Rio Grande do Sul no próximo dia 19. Conforme o “Clima Tempo”, as rajadas de vento podem chegar a 70Km/h.

O ciclone Phet, em imagem do satélite Terra, da Nasa

A partir do dia 20, o ciclone se intensifica e os ventos podem chegar a 110 Km/h no Rio Grande do Sul. Nas outras regiões do território brasileiro, a expectativa é de que, nesse dia, a ventania registre velocidades entre 50 Km/h e 90 Kmh.

“No decorrer da segunda-feira da próxima semana, 21 de dezembro, o ciclone extratropical se afasta em direção a alto-mar, mas ainda provoca vento moderado a forte no sul e leste do Rio Grande do Sul, com rajadas entre 50 e 70km/h”, pontua o “Clima Tempo” em nota.

O mar nas regiões afetadas pelo ciclone ficará agitado, de acordo com o instituto, com ondas que podem chegar a 5 metros. Nas praias, são esperadas alturas entre 2 metros e 3 metros.

“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos [60-100 km/h], e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, afirmou.

O alerta é válido para toda essa quarta e madrugada desta quinta-feira (17).

 

Fonte: clima Tempo

 

Facebook Comments Box

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *