Carrefour compra rede BIG Brasil por R$ 7,5 bi, de olho em expansão no Sul e Nordeste

RIO E SÃO PAULO – De olho em regiões do país em que ainda tem penetração limitada, o grupo Carrefour Brasil, maior rede válida do país, decidiu comprar todas as ações do grupo BIG Brasil para ampliar sua presença no Nordeste e no Sul. Uma operação, que ainda precisa ser aprovada pelos órgãos de defesa da concorrência, foi fechada por R $ 7,5 bilhões.

Análise: Com Big, Carrefour se torna o maior varejista da América Latina | Empresas | Valor Econômico

– O negócio vai acelerar nosso crescimento no próximo ano. As lojas do grupo BIG apresentam muita complementaridade, especialmente no Nordeste e Sul do país. Vamos poder oferecer maior quantidade de produtos e serviços com preços ainda mais competitivos – disse o presidente do Carrefour Brasil, Noël Prioux, em teleconferência para apresentação do negócio.

Prioux afirmou que o grupo faz um grande investimento num momento muito desafiador, mostrando o compromisso com o futuro do país.

A rede BIG, terceira maior válida do país, pertence a uma sociedade entre o fundo de investimento de private equity Advent International, que detinha 81% das ações do BIG, e o Walmart, sediado nos Estados Unidos, com 19% das ações.

Com a notícia da aquisição, os papéis do Carrefour saltaram mais de 10% na Bolsa brasileira, a B3. Na França, chegou a subir 2,8% no pregão desta quarta-feira, o melhor desempenho do índice principal da Bolsa de Paris, o CAC-40, em uma sessão de recuo do mercado acionário francês.

Ações e dinheiro

A compra será realizada 70% em dinheiro (R $ 5,25 bilhões) e 30% por meio de ações recém-emitidas do Carrefour Brasil. A empresa já adiantou um pagamento de R $ 900 milhões. Dos R $ 5,25 bilhões, uma parte virá do caixa da companhia e outra será financiada.

. Foto:.

Após a conclusão da transação, o grupo Carrefour terá cerca de 67,7% do Carrefour Brasil, frente aos 71,6% atuais. A Península Participações, do empresário Abilio Diniz, terá 7,2% e Advent International e Walmart, por meio de afiliadas, ficarão com 5,6%.

Em 2018, o Advento comprou 80% do Walmart no Brasil. No ano seguinte, uma rede anunciou o fim da marca no país e passou a se chamar grupo BIG, agora adquirido pelo rival francês Carrefour.

A Big compra do Carrefour Brasil: R$ 7,5 bilhões pelo ex-Walmart | NeoFeed

Facebook Comments Box

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *