Temporais fortes a severos atingiram a Argentina nas últimas horas em meio a uma onda de calor com máximas extremas no interior do país
A madrugada e a manhã desta quarta-feira foram de temporais fortes a severos em províncias do Centro da Argentina em meio a uma massa de ar extremamente quente que eleva a temperatura a até 46,5ºC no interior do país vizinho.
Rosario, na província de Santa Fé, foi atingida por uma tempestade severa com chuva torrencial, granizo e vendaval no começo da manhã. O aeroporto da cidade, que é uma das maiores da Argentina, registrou vento de 104 km/h acompanhado de granizo com chuva que reduziu a visibilidade a apenas 500 metros. A tempestade deixou ruas alagadas, árvores e galhos caídos e postes de iluminação derrubados pelo vento em vias públicas. De acordo com a Defesa Civil de Rosario, a chuva somou 59 mm em menos de uma hora.
As intensas áreas de instabilidade atuam no Norte da província de Buenos Aires, em Santa Fé e Entre Rios com alertas laranjas para a zona do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN).
Volumes de chuva próximos e acima de 100 mm eram observados em pontos das áreas mais afetadas pela intensa instabilidade no Centro da Argentina.
Diversas localidades enfrentavam alagamentos. A aproximação de uma frente fria e a passagem de um centro de baixa pressão pelas províncias centrais da Argentina favorecem as fortes tempestades de chuva e vento na região nesta quarta-feira.
Uma massa de ar muito quente cobre o Centro, o Oeste e o Norte da Argentina, o que favorece as tempestades com grande severidade. Ontem, de acordo com SMN, a cidade argentina de Rivadavia registrou temperatura máxima de 46,5ºC. As fortes áreas de instabilidade avançam para o Uruguai, onde é alto o risco de temporais com chuva intensa, vendavais e granizo nas próximas horas.
A Meteorologia local já emitiu avisos de tempo severo para o território uruguaio. No Rio Grande do Sul, o aparece com nuvens. Devido ao forte aquecimento com mais um dia de calor excessivo, nuvens carregadas isoladas com chuva esparsa vão se formar da tarde para a noite com instabilidade em alguns pontos do interior gaúcho.
Com o tempo muito quente, não se pode afastar temporais muito localizados de vento e granizo.
Entre o final do dia e o começo da quinta-feira alguns dados analisados pela MetSul indicam instabilidade maior entre o extremo Sul e a Campanha, sobretudo no Chuí e Santa Vitória, com possibilidade de chuva localmente intensa. O calor deve provocar pancadas localizadas de chuva, em alguns pontos fortes a torrenciais, com risco de temporais isolados de vento e granizo, ainda em Santa Catarina e no Paraná da tarde para a noite desta quarta-feira.
Fonte : Metsul Meteorologia