Alívio da Estiagem: Segue chovendo no RS

O começo da noite desta quinta-feira (26) era de raios e chuva localmente forte na região de Ijuí, no Noroeste gaúcho. Efeito de áreas de instabilidade associadas ao ar quente e úmido sobre a Metade Norte gaúcha.

A chuva que começou a cair na quarta-feira até o início da noite de hoje acumulava 54 mm em Itaqui, 44 mm em Uruguaiana, 42 mm em Quaraí, 40 mm em Ijuí, 39 mm em Alegrete, 38 mm em Água Santa, 33 mm em Passo Fundo e Entre-Ijuís, 27 mm em Ibirubá, 26 mm em Nova Palma, Tupanciretã e Santo Augusto, 24 mm em Gravataí e Bom Princípio e 23 mm em Santa Maria. Os dados da Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia, em Santiago, não estavam disponíveis até a conclusão desta matéria.

Os volumes de chuva devem aumentar muito mais no Estado à medida que novas áreas de instabilidade atuam nesta sexta, no fim de semana e na primeira metade da próxima semana.

Muitas nuvens permanecem sobre a Metade Norte do Rio Grande do Sul nesta sexta, mas o sol vai chegar a aparecer com nuvens, ao menos em parte do dia, em diferentes municípios do Estado. Tempo mais aberto e seco no Oeste e no Sul.

Uma massa de ar quente e úmido de origem tropical cobre parte do território gaúcho e traz instabilidade à medida que favorece nuvens de chuva. As precipitações outra vez serão muito irregulares na distribuição e tendem a se concentrar na Metade Norte. As máximas não se elevam muito e do Centro para o Norte gaúcho, pela umidade, haverá abafamento.

A soma destes vários dias com precipitação vai proporcionar acumulados de precipitação elevados em diversas cidades, garantindo significativo alívio da estiagem. O Centro, o Oeste e o Norte do Rio Grande do Sul serão as áreas que mais devem ser beneficiadas pela chuva mais volumosa no período com volumes perto ou de mais de 100 mm em muitos municípios e de até 150 mm ou superiores em alguns pontos até a próxima quarta-feira.

Com mapa de precitação acumulada e informações da MetSul Meteorologia.

Facebook Comments Box

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *