• 16 de abril de 2024 14:38

Alerta, situação pela chuva ficará critica em SC e no PR podendo chegar em alguns pontos 300 mm

jan 20, 2021

Quadro rapidamente se deteriora com inundações e deslizamentos. MetSul adverte que ainda vai chover muito.

A situação rapidamente se deteriora em diferentes pontos de Santa Catarina e do Paraná em razão do excesso de chuva que vem sendo registrado e objeto de sucessivos alertas da MetSul Meteorologia. 

Já ocorreram dezenas de deslizamentos de terra no Nordeste de Santa Catarina, os rios estão subindo rapidamente, já existem áreas inundadas e são registrados alagamentos. No Paraná, diferentes áreas igualmente sofrem com excesso de chuva e apresentam pontos de inundação.  

A MetSul adverte que o quadro já complicado deve se agravar e atingir nível crítico por chuva extrema em pontos de Santa Catarina e do Paraná. Isso porque se espera muita chuva hoje e nos próximos dias nos dois estados com acumulados em muitos pontos nas próximas 72h a 92h de 100 mm a 200 mm com marcas em alguns municípios de 300 mm a 400 mm. 

Projeção de chuva até 9h de sábado do modelo WRF da MetSul indica mais de 300 mm em algumas áreas

Com o que já caiu de chuva, o que deixa o solo saturado, e a perspectiva ainda de muita água, antecipa-se se um cenário de extremo perigo para deslizamentos e inundações com risco à vida em áreas com maior vulnerabilidade como zonas alagadiças e de encostas. Haverá enchentes com transbordamento de rios.

Apesar de problemas em áreas mais afastadas da costa, no interior dos dois estados, as regiões que mais preocupam são as próximas do oceano no Leste do Paraná e de Santa Catarina, mas, principalmente, no Nordeste catarinense, da região de Florianópolis até Itapoá. 

Isso inclui como as áreas de maior perigo as regiões de Florianópolis, Itajaí, Joinville, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul e Blumenau, e os municípios próximos. No Paraná, o maior risco se concentra nas áreas de Guaratuba, Paranaguá e Matinhos. 

Municípios do Planalto Norte Catarinense também estão na área de risco crítico com acumulados do início da semana até ontem de 200 mm em alguns pontos.

Facebook Comments Box