• 5 de dezembro de 2024 06:40

Web Notícias Alegrete

Empresa de Mídia / Notícias

ALERTA: Semana de tempestades intensas na Argentina, Uruguai e RS

abr 24, 2022
A atmosfera vai estar muito instável entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul entre esta segunda-feira (25) e a quinta (28) com condições extremamente favoráveis à ocorrência de fortes a intensos temporais isolados, alguns severos, com potencial elevado de causar estragos por granizo e vendavais.
 
PRIMEIROS TEMPORAIS COMEÇAM HOJE À NOITE
 
As condições atmosféricas vão começar a se deteriorar rapidamente entre o final do dia de hoje e a madrugada da segunda-feira no Centro da Argentina e no Uruguai com a formação de intensas áreas de instabilidade com chuva localmente forte e temporais fortes a severos com potencial de granizo e vendavais localizados.
 
O gatilho para a instabilidade será uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera que vai transportar ar muito quente para as latitudes médias da América do Sul, inicialmente para o Centro da Argentina e o território uruguaio. Com o padrão divergente de vento acentuado, não se pode afastar o risco de episódios isolados de vento muito localizado e destrutivo, especialmente no Uruguai.
 
No decorrer da segunda-feira, a instabilidade do Uruguai avança para o Rio Grande do Sul e vai atingir principalmente o Oeste e o Sul gaúcho, afetando mais tarde o Centro do Estado rumo ao final do dia. É alto o potencial para temporais isolados com granizo de variado tamanho e vendavais localizados. Na maioria das áreas da Metade Norte, a segunda-feira será de sol com aumento de nuvens.
 
TERÇA-FEIRA DE MAIS TEMPORAIS
 
Chove na maior parte do Rio Grande do Sul na terça-feira com a instabilidade mais generalizada entre a madrugada e de manhã. Na segunda metade do dia, o tempo começa a abrir no Oeste com advecção de ar muito quente enquanto na Metade Leste o tempo segue instável.
 
Permanece o risco de temporais isolados, seja por vento ou granizo, assim como em pontos isolados do Centro da Argentina e do Uruguai. No Centro da Argentina, principalmente, será alto o potencial para tempestades severas da tarde para a noite e que podem trazer granizo de variado tamanho e vento destrutivo localizado.
 
QUARTA-FEIRA DE TEMPESTADES SEVERAS
 
Cenário perigoso de tempo severo vai se estabelecer na quarta-feira, quando uma corrente de jato em baixos níveis vai ganhar muita força entre o Centro da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul, trazendo ar muito quente e gerando um padrão divergente de vento muito acentuado.
 
O sol predomina na maior parte do Rio Grande do Sul durante a quarta-feira e vai fazer muito calor com máximas acima de 35ºC em alguns municípios, mas o tempo tende a se instabilizar com chuva e temporais principalmente nas Metades Oeste e Sul do estado.
 
No Centro argentino e no Uruguai, a instabilidade atingirá com muita força diversas cidades, podendo se produzir temporais severos e destrutivos em algumas localidades. A pressão atmosférica vai cair a valores de 995 hPa a 997 hPa na quarta na região da província de Buenos Aires com um jato intenso e ar quente em camadas baixas da atmosfera com altas taxas de instabilidade atmosférica.
 
CHUVA SE ESPALHA NA QUINTA-FEIRA
 
A instabilidade vai alcançar grande parte do Rio Grande do Sul na quinta-feira que terá aumento de nuvens e não repetirá o calor da véspera. Partes do estado gaúcho podem ter chuva localmente forte e as condições vão seguir propícias a temporais isolados de vento forte e granizo.
Facebook Comments Box