• 18 de abril de 2024 08:11

Alerta para instabilidade que se formam nas próximas horas no RS

jun 11, 2020

Intensas áreas de instabilidade se formam nas próximas horas no Sul e no Oeste gaúcho. Trarão temporais até severos e altos volumes de chuva no Sul nesta sexta. Em outras regiões gaúchas, o dia terá calorão com rajadas fortes de vento Norte

Alegrete-RS

Máxima: 21°ºC
Mínima 20°ºC
Chuva Total: 75mm

nesta sexta-feira (12), Dia dos Namorados, uma nova frente fria que passa a atuar sobre o território gaúcho deve provocar temporais em grande parte do Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, pancadas intensas, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento que podem passar de 80 km/h, devem ocorrer já a partir da madrugada na Fronteira Oeste, no Litoral Sul, na Campanha e na região sul do RS.  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade com risco de queda de granizo para estas áreas.  Na Região Metropolitana, no Litoral Norte e na área central do Estado, também chove, mas em forma de pancadas moderadas, que devem ocorrer entre a tarde e a noite. Na Serra e em municípios das regiões norte e noroeste do Rio Grande do Sul, o tempo fica firme, porém nublado. Em Pinhal da Serra, na serra gaúcha, é esperada a mínima do dia no Estado: 13°C. A máxima, 30°C, está prevista para Planalto, no norte do RS. Na Capital, os termômetros oscilam entre 18°C e 25°C.No sábado (13), o tempo segue fechado na maioria das áreas. Segundo a Somar, há previsão de chuva para Fronteira Oeste, Região Metropolitana, Serra, Litoral Norte e regiões noroeste, central e norte do RS. Ainda podem ocorrer pancadas fortes, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Já na Campanha e no sul gaúcho, o tempo volta a ficar firme, com sol entre poucas nuvens.

(continua após comercial)

A temperatura volta a cair, em razão do vento que passa a soprar do quadrante sul, trazendo o ar frio das áreas polares. Para São Marcos, na Serra, está prevista a mínima do dia no Estado: 4°C. Em Dom Pedro de Alcântara, no Litoral Norte, deve ser apontada a máxima: 24°C. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 10°C e 19°C.

Facebook Comments Box