Alerta, frente fria trará temporais no sul do Brasil

Último dia do ano deve ter frente fria que chegará com temporais também em Mato Grosso do Sul e São Paulo

A MetSul Meteorologia alerta para a ocorrências de temporais no Sul do Brasil durante a passagem de uma frente fria no último dia do ano. Conforme análise da MetSul, alguns temporais podem ser localmente fortes a severos.

Esta frente começa a ingressar pelo Extremo Sul gaúcho no final da tarde desta quarta-feira e alcançará pontos do Oeste e do Sul do Rio Grande do Sul na noite de quarta.

Na madrugada da quinta-feira vai avançar para as demais regiões do território gaúcho, alcançando todo o Estado até a manhã. Já de manhã na quinta trará instabilidade para vários locais de Santa Catarina e começará a afetar o Paraná. À tarde, amanhã, o sistema frontal já terá chegado aos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo. 

0h de quinta-feira

6h de quinta-feira

12h de quinta-feira

18h de quinta-feira

Como se observa, a frente fria terá um deslocamento muito rápido e isso deve contribuir para organizar uma linha de tempestades que ganhará força a partir do Norte gaúcho e avançará com maior intensidade pelos territórios catarinense e paranaense. 

A MetSul destaca que sistemas frontais de muito rápido deslocamento e que formam linhas de tempestades costumam trazer vendavais que isoladamente podem ser muito fortes com rajadas destrutivas. Este risco é alto principalmente para a Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e Paraná no último dia do ano. Na passagem da frente há risco ainda de chuva localmente forte a intensa de curta duração e de granizo isolado. 

A despeito do risco de chuva forte localizada, os volumes de chuva no Rio Grande do Sul serão baixos na maioria das cidades e em algumas cidades talvez o tempo vire apenas com vento forte e sem chuva. Os maiores volumes devem ocorrer em Santa Catarina e no Paraná e, ainda assim, de forma irregular. 

O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada até 9h de sexta-feira, conforme o modelo WRF que está disponível ao assinante na seção de mapas. O mapa inclui os volumes das chuvas de verão desta terça e da quarta, e não apenas da chuva da passagem de frente, o que explica também os volumes mais altos em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. 

No decorrer do dia 31, o tempo abre com sol na maioria das regiões gaúchas e à noite o tempo deve estar firme na maior parte do Rio Grande do Sul com ar mais ameno pelo ingresso de ar frio com vento.

Facebook Comments Box

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *