ALERTA : Aviso de chuva volumosa e temporais no Rio Grande do Sul

A MetSul Meteorologia alerta para um episódio de chuva volumosa em parte do Estado a partir deste sábado (5). Será uma sequência de dias de instabilidade que deverá perdurar ao menos até a metade da próxima semana.

A chuva com altos volumes não irá cair em todo o Estado, como se vê no mapa abaixo com a projeção de precipitação acumulada do modelo alemão Icon para sete dias. Os maiores volumes devem se dar no Centro e no Nordeste do Rio Grande do Sul, em especial em cidades do entorno do Centro para o Norte da Lagoa dos Patos, vales, Grande Porto Alegre, Serra e do Litoral Norte, além do Sul catarinense.

 

Marcas de 100 a 150 mm, isoladamente superiores, são possíveis em pontos destas áreas entre sábado (5) e a quarta (9), o que poderá trazer alagamentos e, no caso da Serra, quedas de barreiras. A chuva muitas vezes virá com pancadas localmente fortes a torrenciais, e com altos volumes em curto período.

Foto: Metsul

A instabilidade retorna do Centro pro Norte gaúcho neste sábado e atinge a maioria das áreas no domingo, quando apenas pontos mais ao Sul e o Norte do Estado vão ficar sem chuva. No período, frente semi-estacionária atuará, separando massas de ar frio ao Sul e mais quente ao Norte. Como a frente oscilará um pouco ora para o Sul e ora pro Norte, haverá momentos de melhoria e a chuva afetará mais ou menos algumas cidades conforme o dia. O seu posicionamento, contudo, na maior parte do tempo no Centro e no Nordeste do Estado fará que estas regiões tenham mais água.

Foto: Metsul

Foto: Metsul

A MetSul adverte que, pela alimentação de ar quente ao Norte do ramo frontal, nuvens carregadas tendem a se formar ao longo da frente com alto risco de temporais de raios e granizo isolado (de variado tamanho) acompanhando a chuva. O domingo, segundo os dados, pode ser um dia de intensa instabilidade com maior potencial de temporais.

Facebook Comments Box

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *