Além do calor intenso, a MetSul Meteorologia também menciona alto risco para incêndios em vegetação até quarta no Estado.

22/11/2020 23:11 em noticias
A MetSul Meteorologia alerta para calor muito intenso a extremo no Rio Grande do Sul nesta primeira metade da semana. Ar muito quente invade o território gaúcho nesta segunda-feira com aquecimento muito acentuado no Oeste, no Noroeste e no Norte do Estado. Os dias mais quentes, entretanto, devem ser a terça e, principalmente, a quarta-feira.
As máximas ficam entre 33ºC e 35ºC nesta segunda no Norte gaúcho, alcançam entre 37ºC e 39ºC no Noroeste e variam entre 36ºC e 38ºC no Oeste, na região de Uruguaiana. Por sua vez, a influência do ar mais frio na costa que traz vento impede maior aquecimento no Sul e no Leste gaúcho, mas mesmo assim a Grande Porto Alegre pode ter de 32ºC a 33ºC à tarde.
Na terça, o calor aumenta ainda mais no Rio Grande do Sul com máximas muito altas na maioria das regiões. O Noroeste gaúcho terá máximas ao redor de 40ºC, o que deve ocorrer também na região de Uruguaiana. Muitas cidades do Centro, Norte e o Oeste do Estado vão superar os 35ºC. Na Grande Porto Alegre, máximas de 34ºC até 36ºC.
A quarta-feira será o pior dia de calor com extremos de temperatura máxima. São esperadas marcas à tarde de 39ºC a 41ºC no Noroeste, no Oeste do Estado, em pontos do Centro do Estado, nos vales e Grande Porto Alegre. Alguns bairros de Porto Alegre podem ter 39ºC a 40ºC. Mesmo na Serra se espera muito calor com alguns municípios superando os 35ºC na tarde da quarta-feira.
Uma frente fria avança com chuva e risco de temporais pelo Sul e o Oeste já no final da quarta e traz instabilidade para a maioria das regiões na quinta, mas o dia ainda começará muito quente e abafado.

Risco alto a extremo também para incêndios 

A MetSul alerta que o risco de fogo será muito alto até quarta-feira no Rio Grande do Sul, devendo alcançar níveis extremos no Oeste e no Norte do Estado pela vegetação mais seca e o calor mais intenso. Serão três dias seguidos com marcas perto ou ao redor de 40°C no Oeste e no Noroeste gaúcho. Além disso, o vento deve se fazer presente e rapidamente propagar o fogo em caso de queimadas. 
 
Com informações e mapa de anomalia de temperatura da MetSul Meteorologia
Facebook Comments Box

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *