• 19 de abril de 2024 20:33

Aconteceu de 11 a 14 de abril debate de como tratar e destinação correta dos resíduos sólidos.

abr 19, 2022

De  11 a 14 de abril, a Câmara Municipal da Câmara que trouxe a tona a necessidade de se debater com responsabilidade o nosso Bioma Pampa, além do tratar e destinação correta dos resíduos sólidos.
Foram 4 dias de intensos debates no Plenário Gaspar Cardoso Paines, onde convidados de diversas regiões do estado trouxeram suas experiências e conhecimentos. 

Na segunda (11), Prof. Dr. Nelson Gruber apresentou um pouco da estrutura do Departamento de Geologia da UFRGS e passou a discorrer sobre as mudanças no solo no Bioma, que tem uma área de aproximadamente 750 mil Km2, grande parte localizada no Rio Grande do Sul.

Dra. Nina Simone Vilaverde Moura também falou sobre o Bioma e o volume das águas, deu exemplos da nossa terra, como as cheias do Rio Ibirapuitã que há anos castiga as zonas ribeirinhas da cidade.
Na terça-feira (12), a programação aconteceu pela parte da manhã e tarde, pela manhã  Dr. Carlos Flister apresentou a EKT GLOBAL, uma empresa familiar, fundada por ele e que atua há mais de 30 anos na área de transformação de resíduos através de tecnologias.

A empresa possui instalações em 13 países como Brasil, Estados Unidos, mais especificamente em New Jersey, na Argentina, Panamá, Chile, e se prepara para instalar as próximas unidades em Dubai e Espanha, além de negociações que buscam expandir as atividades em mais de 25 países.

A empresa, que aposta na capacidade intelectual brasileira, ainda nos anos 80, começou com a ideia de produzir WPC, madeira sintética, composta de plástico e fibras vegetais, para projetos menores. Na década de 90, a empresa passou a produzir WPC a base de resíduos, apresentando a ideia na Suíça, onde ainda era tido como uma ideia distante e com resultados tímidos.

A empresa conseguiu desenvolver a tecnologia, com altíssimo nível técnico e passou a ser procurada por empresas de países do mundo inteiro, em busca de soluções para Resíduos Sólidos Urbanos – RSU, sendo hoje já utilizada em construções de casas, plataformas e diversas obras.
A empresa foi reconhecida como tecnologia única, como solução ao meio ambiente pela ONU, através do diretor para América Latina.

O Engenheiro Delmar Henrique Brauwers falou sobre a empresa, as tecnologias utilizadas e a Moeda Verde, os créditos de carbono, a produção de CBSI, a matéria-prima do futuro. As termoelétricas verdes também foram tema de ampla explanação.
O público formado principalmente pela comunidade acadêmica participou ativamente com questionamentos.
A tarde tivemos a participação do Sr. Leomyr Girondi, da CRVR, empresa do Grupo SOLVÍ, com 40 anos de atuação, 4 países, 16 estados, 121 bases operacionais. A empresa hoje investe em programas sociais, como circuito gaúcho de tenis em comunidades vulneráveis e teatro itinerante.

Encerrando as palestras do dia, o ambientalista e agrônomo alegretense Julio Rech fez uma grande fala sobre Resíduos Rurais e Bioma Pampa, mostrando a realidade de Alegrete, com demonstrações de fotos e ainda a entrega de uma obra de sua autoria que será colocada no acervo da Câmara Municipal.
A quarta-feira (13), contou com a participação Lucas Fontes, empreendedor e educador, sócio-diretor da Urteco – Urban Technologies e sócio-diretor da Urteco – Urban Technologies, também falou especialmente para a juventude, trazendo ideias a serem realizadas em Alegrete e projetos desenvolvidos, como o “Lixo Zero”, onde ele é o embaixador do programa em Porto Alegrete região sul.

O encerramento do dia foi por conta da CMPC – Riograndense Celulose, representada pelo Consultor de Relações Institucionais, Daniel Andriotti, que apresentou o trabalho da empresa.
O engenheiro Jonas Marcelo Meltzer, do departamento para prevenção de incêndios e proteção ambiental, mostrou as formas de prevenir os grandes incêndios, através do monitoramento dos campos e hortos, que se dá por meio de muitas ferramentas, especialmente de vídeomonitoramento e satélite. Jonas também demonstrou, através de gráficos, o crescente de incêndios nos últimos anos.

Finalizando a apresentação, Uilian Moreira, analista de fomento, trouxe o Programa +Renda, que busca aumentar a base florestal, procurando novas áreas para expansão, com a motivação de geração de valor compartilhado, demanda por madeira e relacionamento mais próximo, melhorando a qualidade de vida dos pequenos produtores.
Finalizando a Semana de palestras a professora Dra. Chiara Valsecchi e o Professor Dr. Jacson de Menezes, do Campus Alegrete, apresentaram o projeto tecnológico da UNIPAMPA “Produção de vidro transparente a partir da casca de arroz, e suas aplicações comerciais”.

O projeto foi contemplado entre os 10 projetos nacionais no programa AIT (Academy-Industry Training), uma parceria entre o CNPq e Swissnex. Recentemente a professora italiana Chiara participou de mais uma experiência na área de empreendedorismo e negócios na Suíça e hoje está na Itália, em mais uma etapa de conhecimento.
O projeto do grupo GOMNDI (Grupo de Óptica Micro e Nano Fabricação de Dispositivos), do Programa de Pós-Graduação em Engenharias do campus Alegrete, foi selecionado entre os 10 finalistas de todo o Brasil, demonstrando o seu valor tecnológico e comercial, colocando a UNIPAMPA no mapa dos grandes centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do país.

O tema foi bastante debatido entre os vereadores presentes, inclusive pelo Presidente da Câmara Municipal de Rosário do Sul, disposto a participar de uma parceria com a Câmara de Alegrete e a UNIPAMPA, buscando que o projeto seja ampliado de forma até industrial, participando da economia regional.
O professor, diretor do Campus Alegrete, Ederli Marangon, trouxe a atuação da Universidade pela sustentabilidade, e a necessidade de apoio dos poderes para os projetos e a própria instituição para que possam implantar efetivamente seus projetos de pesquisa na vida da cidade, como este apresentado pelos professores.
Finalizando a Semana, os professores doutores Karina Braccini Pereira e Aílton Jesus Dinardi, com a fala “Caminhos do Lixo” explicaram sobre a realidade da nossa região, especialmente Alegrete e Uruguaiana, sobre a necessária revisão da política de coleta seletiva, o potencial de reciclagem de nossa cidade, e os benefícios que a sociedade poderia obter com a implantação efetiva. Os professores apresentaram alternativas como a compostagem e as ações da Unipampa com a juventude de Uruguaiana, através de programas de Educação Ambiental, e levantaram reflexões para que a comunidade como um todo pense sobre os destinos dos resíduos que produz.

             

           

       

 

      

       

Fonte: Gabinete da Presidência/ Assessoria da Presidência 
Fotos: Naiane Albuqueruqe e Assessoria de Comunicação CMA

Facebook Comments Box